Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Fundação SOS Mata Atlântica promove programa para comemorar o Dia Mundial da Água

Notícias

Fundação SOS Mata Atlântica promove programa para comemorar o Dia Mundial da Água

Casos e Contos 30/11/-0001
Compartilhar

Não é de hoje que a preservação da água é assunto no mundo todo. Apesar de termos um planeta constituído por 97% água salgada a preocupação, que já caminha há muitos anos, é preservar o quase 1% de água doce – parte destinada ao consumo da população mundial.

Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu no dia 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água, data, inclusive, da publicação da Declaração Universal dos Direitos da Água. Os dez artigos da declaração chamam a atenção para fatores que reforçam a importância da água para a vida e a importância do consumo racionado pela sociedade, mantendo seu ciclo intacto.

Desde então, todos os anos fundações, entidades e instituições, principalmente ecológicas, comemoram o Dia Mundial da Água com programas de conscientização e mobilizações.

Este ano, a Fundação SOS Mata Atlântica preparou o programa Rede Águas, que desde o dia 11 de março realiza mobilizações com caminhadas, atividades culturais, debates e fóruns em diversas cidades pelo Brasil, como: Araçariguama, Cabreúva, Itu, Osasco, Porto Feliz, Salto, São Paulo e, em Extrema (MG), Curitiba (PR) e Brasília (DF). As atividades seguem até o dia 22 de março.  

O tema proposto pela ONU para o Dia Mundial da Água de 2011 faz um alerta para o desafio de distribuição de água nas cidades. O crescimento urbano e industrial e as mudanças climáticas afetam diretamente os recursos hídricos. Sem contar, ainda, a poluição dos rios, bacias e oceanos.

A SOS Mata Atlântica, há 25 anos atua na preservação do meio ambiente, e garante que a preservação das matas também está ligada a qualidade e quantidade de água no planeta:

A conservação das nossas florestas está totalmente ligada à qualidade e quantidade da água. Sem floresta não há água e vice-versa”, afirma Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas da SOS Mata Atlântica.

 

Conexão Mata Atlântica

Para marcar o Dia Mundial da Água a Fundação SOS Mata Atlântica realiza, no dia 22 de março, um bate-papo on-line através do link www.conexaososma.org.br. O evento será ao vivo e aberto ao público com a participação especial da presidenta da Sabesp, Dilma Penna.

Na ocasião, os cidadãos poderão fazer a inscrição na rede e encaminhar perguntas por vídeo ou por escrito, antecipadamente, ou ao vivo no chat durante a entrevista. Dilma falará sobre os principais desafios na luta pela universalização do saneamento no estado e para despoluir o principal rio paulista, o rio Tietê, além do trabalho desenvolvido pela Companhia.

 

Você sabia?

Cerca de 70% da água da casa é consumida no banheiro;
A cada acionamento da descarga utiliza-se, em média, 15 litros;
Uma torneira pingando a cada 5 segundos resulta em 25 litros em 24 horas.

Mais informações e programação no site www.sosmatatlantica.org.br

Bruna Sales, para Bombarco