Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Guardiões do Mar realiza projetos eco-sociais para preservação do litoral brasileiro

Notícias

Guardiões do Mar realiza projetos eco-sociais para preservação do litoral brasileiro

Casos e Contos 30/11/-0001
Compartilhar

A ONG Guardiões do Mar, localizada em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, atua no litoral brasileiro com projetos eco-sociais desde 1998.

A entidade idealizada por Pedro Belga, atual presidente da Guardiões do Mar, surgiu após a identificação da falta de informação da população nas questões ambientais, reciclagem e preservação do ecossistema marinho. Atualmente a ONG é uma das grandes incentivadoras da boa prática ambiental ao longo dos nove mil quilômetros de costa do País.

No início sem muito reconhecimento, a entidade tinha dificuldade para realizar suas ações e pesquisas. Em 2000, após um grave derramamento de óleo na Baía de Guanabara, foi que a Guardiões do Mar ganhou apoio da Petrobras; e, de lá para cá, todos os projetos ganharam mais visibilidade, alcançando, a cada dia, melhores resultados.

“A Petrobras reconheceu nosso trabalho e ofereceu uma oportunidade de ampliarmos nossas atividades, divulgando nossos projetos. Hoje são mais de 28 projetos realizados ao longo de 10 anos de parceria”, explica o diretor Administrativo da Guardiões do Mar,  Flávio Rabello.

Em julho de 2005, a Guardiões do Mar conquistou sede própria, o que permitiu alçar vôos ainda maiores. O Centro de Referência Guardiões do Mar, que fica na rua Alfredo Azamor, 739, Boa Vista – São Gonçalo, foi adquirido e reformado com o patrocínio da Petrobras.

Cursos e oficinas para professores, lideranças comunitárias e jovens, ações afirmativas, gincanas, oficinas de artesanato com reaproveitamento de resíduos envolvendo a comunidade, entre diversas outras atividades são realizadas no endereço, sempre voltadas para conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“Os excelentes resultados dos projetos e das atividades e o melhoramento da estrutura da entidade abriu os olhos das grandes empresas. Atualmente, contamos também com o apoio da Fundação Banco do Brasil e o BNDES”, ressalta Flávio.

Os projetos

Os projetos socioambientais promovem ações de mobilização social e educação ambiental aliadas à geração de trabalho e renda em comunidades menos favorecidas. As atividades estão voltadas para fomentar a renda de família de pescadores por meio do artesanato, o reaproveitamento de resíduos sólidos pós-consumo e ainda, coleta, triagem e comercialização de materiais para a reciclagem.

Para conhecer os projetos da ONG Guardiões do Mar acesse o site oficial da entidade www.guardioesdomar.org.br


Curiosidade

Aproximadamente dois terços da população mundial vivem a menos de 200 quilômetros da costa. O Brasil possui nove mil quilômetros de costa e um grande número de comunidades que vivem basicamente da pesca e de seus produtos. Sabemos ainda que as áreas costeiras são as mais produtivas e que boa parte do oxigênio atmosférico é resultado do metabolismo das microalgas que são encontradas em abundância nestas regiões.

Bruna Sales para Bombarco
Foto: divulgação
Vídeo: Guardiões do Mar