Sua mensagem foi enviada com sucesso!
10 resoluções de ano novo para navegadores

Notícias

10 resoluções de ano novo para navegadores

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

Para quem quer navegar ainda melhor, listamos 10 resoluções de ano novo para que sua vida a bordo seja muito melhor em 2015.

1. Comprar um barco
Esta primeira resolução é para os indecisos, que já fizeram as contas, visitaram salões náuticos e lojas de barcos, marcaram test-drives, mas ainda não entraram de vez no mundo náutico. Dois mil e quinze é ano de navegar!

2. Navegar mais
E se você já tem um barco, nada de deixá-lo parado na marina por meses sem ir para água nem para um passeio rápido pelas redondezas. Comprometa-se a passar mais tempo a bordo com a família, os amigos, as varas de pesca e/ou o equipamento de mergulho.

3. Explorar novas águas
Aproveitando essa linha de pensamento, por que não explorar novos pontos da sua carta náutica? Aquela praia, ilha ou represa pode até ser seu ponto favorito para navegar, mas não precisam ser o único.

4. Fazer um upgrade náutico
Dependendo de quão longe você quer ir, uma nova habilitação e um barco mais resistente podem ser precisos. Se você está adiando há tempos o curso de Mestre-Amador ou a compra daquela lancha boa para pegar mar bravo, é hora de ligar para a escola e checar o classificado de embarcações.

5. Documentos a bordo
Falando em habilitação náutica, em 2015, nada deixar os documentos obrigatórios em terra quando sair para navegar. Leve sempre com você o TIE/TIEM, o DPEM e a carteira de habilitação de amador e documento de identidade do condutor da embarcação para evitar problemas com a Marinha.

6. Navegar com segurança

Muitos navegadores seguem a risca as normas para uma navegação segura, mas sempre é bom relembrar aos mais desatentos que pilotar um barco é coisa séria.

- Não pilote sem habilitação nem permita que pessoas não habilitadas pilotem seu barco.

- Se estiver pilotando pilotar, não beba.
- Respeite as áreas indicadas para navegação.
- Tenha o material de salvatagem apropriado a bordo.
- Verifique a previsão do tempo antes de sair.

7. Fazer um seguro náutico
Todo mundo está sujeito a acidentes, causados pela natureza ou pelo homem, então previna-se e proteja tanto o dinheiro investido no barco quanto os momentos de lazer que ele proporciona.

8. Manter o barco limpo
Um casco limpo não é questão de estética, mas de bom desempenho e economia de combustível. Faça uma limpeza regular no casco do seu barco para evitar que as cracas dominem.

Já a limpeza na área interna do barco é uma questão de saúde. Evite deixar que ambientes fechados fiquem úmidos; faça uma boa limpeza de armários, banheiro, tapetes, estofados e ar-condicionado com frequência.

9. Cuidar bem do motor
Respeitar as orientações de uso e manutenção do motor deve ser a regra de ouro dos navegadores.

Fique, também, atento à qualidade do combustível com a qual abastece seu barco e não deixe ele envelhecer no tanque; faça o adoçamento depois de navegar; e procure assistências técnicas autorizadas para fazer as manutenções preventivas e corretivas.

10. Ficar ligado no Bombarco
Quem navega tem que estar por dentro do que acontece no mundo náutico, e o Bombarco oferece, além do classificado de embarcações, informações sobre novos modelos de lanchas, veleiros e jet skis e um completo guia de empresas do setor.

Para completar, o Bombarco desenvolve projeto como o Bom Marinheiro, selo de reconhecimento concedido a marinheiros de esporte e recreio através de treinamentos ministrados por especialistas; o Guia do Capitão, guia de serviço náuticos de Santos a Angra dos Reis; e o YachtFest, festa náutica inédita no Brasil com primeira edição marcada para janeiro de 2015.

Marília Passos para Bombarco