Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Capitólio – A Rainha dos Lagos de Minas Gerais

Blog

Capitólio – A Rainha dos Lagos de Minas Gerais

Esporte náutico e Lazer a Bordo 01/09/2014
Compartilhar

A “Rainha dos Lagos”. Assim é conhecida a cidade de Capitólio, localizada a 287 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. Destino preferido de turistas que buscam estar em contato com a natureza, a cidade mineira se destaca pelas belezas naturais e pelo glamour do Balneário das Escarpas do Lago, um bairro localizado a sete quilômetros da cidade que é cercado por água.

Aliás, a água é justamente uma das principais atrações da cidade, mesmo ficando a quilômetros do litoral. Isso porque Capitólio é uma das 34 cidades que compreendem a área onde fica a Represa de Furnas, conhecida como “Mar de Minas”. Foi exatamente a represa, construída no ano de 1958 para colocar em funcionamento a Hidrelétrica de Furnas, que formou o lago que hoje atrai turistas para a cidade. Na época, a inundação de áreas férteis, onde ficavam várias fazendas, trouxe enormes prejuízos para a região. Mas o que foi prejuízo no passado, hoje é uma das principais fontes de renda da cidade, ao lado da agricultura, prestação de serviços e da pecuária.

Segundo Gabriel Vaz de Oliveira, empresário e sócio da Mar de Minas, agência de turismo receptivo que atua na cidade, o tipo de turista que gosta de visitar Capitólio é bem variado. “Mas podemos dizer que são casais e turmas de amigos de todas as faixas de idade”, conta.

Para aqueles interessados em aproveitar as belezas do local a bordo de um barco, uma opção é o bairro citado no início da matéria, o Escarpas do Lago, que fica às margens do lago. “Durante o passeio passamos por canyons, cachoeiras, pedreiras e ilhas onde é possível nadar, tirar fotos, além de contemplar uma bela paisagem”, explica. Entre outras opções de passeio está a Cachoeira do Lobo, que possui área de camping, quiosque e sanitários. Para passar o dia no local é cobrada uma taxa.

Para quem gosta de apreciar as paisagens naturais, a dica é visitar os canyons, formações rochosas com mais de 20 metros de altura que formam reentrâncias a partir da represa de Furnas até chegar a belas cachoeiras, como a Lagoa Azul. O acesso a esse local é feito somente por água e pontos comerciais da cidade, como restaurantes e hotéis, fazem o contato com as pessoas que realizam os passeios de lancha.

Ainda na água, a cidade também conta uma praia artificial banhada pelo Rio Piumbi. O local conta com banheiros públicos, barracão para festas, duas quadras poliesportivas, quadra coberta e um calçadão onde é possível fazer caminhadas no final de tarde. A praia também é o cenário do melhor Carnaval da região, o Carnapitólio.

Na cidade existem três opções diferentes de barcos que podem levar os turistas para os passeios náuticos. “Existem as lanchas, que podem levar até 10 pessoas, a escuna, que comporta 35 visitantes por viagem, e a chalana, para mais de 100 turistas”, conta Gabriel. Quem preferir fazer os passeios por conta própria tem a opção de alugar uma lancha “Nesse caso é necessário ter um piloto de confiança do proprietário”, avisa o empresário.

Com o turismo em alta, a cidade conta com diferentes tipos de hotéis e pousadas que oferecem uma grande variedade de atrativos para os visitantes de todas as idades, além de restaurantes com opções para todos os tipos de paladar.

Para saber mais sobre a cidade, acesse - www.capitolio.mg.gov.br

Já para consultar opções de passeios náuticos - www.mardeminas.tur.br

 

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco


> Encontre diversos modelos de lanchas à venda nos Classificados do Bombarco!


Confira outros opções de passeios de barco:
Vá de lancha – Os melhores pontos de Minas Gerais para você navegar

 

Juliana Barbosa para Bombarco
Foto: Site Mar de Minas