Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Escola Municipal de Vela de Ilhabela propicia cultura e educação por meio do esporte

Blog

Escola Municipal de Vela de Ilhabela propicia cultura e educação por meio do esporte

Esporte náutico e Lazer a Bordo 16/08/2012
Compartilhar

A Escola Municipal de Vela de Ilhabela foi criada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, cidade conhecida como Capital Nacional da Vela, há dez anos e, desde sua inauguração, mais de dois mil alunos já passaram por lá. As aulas são gratuitas e ministradas por grandes nomes do esporte como Bruno de Oliveira, que conquistou a medalha de prata no Panamericano em Guadalajara (2011).

Em 2010 a Escola abriu mais um núcleo em Praia Grande, no sul da ilha, ampliando, assim, a capacidade tanto de alunos quanto de modalidades. A Canoagem Oceânica foi incluída na grade com aulas do campeão Dênnis Simões.

Segundo Sérgio Roberto Jorge do Valle, diretor náutico da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de Ilhabela, os cursos visam à inclusão sociocultural por meio do esporte:

O objetivo da escola, além de descobrir novos talentos, é formar cidadãos comprometidos com a sociedade e, claro, buscar a profissionalização destes alunos no mercado náutico, tendo em vista a alta demanda por profissionais desse segmento na cidade”, explica.

A maioria dos alunos é formada por crianças da rede municipal de ensino, mas qualquer morador da cidade, inclusive adultos, podem se inscrever. A Escola, que já formou grandes nomes de velejadores do País, conta atualmente com 35 barcos das classes Day Sailer, Optmist, Lightning, Dingue, Byte, Snipe, Holder, Hobie Cat 18, além, do Veleiro Oceânico, Charlie Bravo, um MB45.

Charlie Bravo é um veleiro-escola doado pela Polícia Federal após ter sido apreendido em atividade do tráfico internacional de drogas. “A estreia desse veleiro na Escola de Vela foi marcante durante a Rolex Ilhabela Sailing Week em 2010. Após essa primeira participação, o barco recebeu uma grande reforma no Iate Clube de Santos e hoje ensina a arte da vela oceânica para jovens e adultos, em especial, para jovens com alto risco social”, orgulha-se o diretor náutico.

O curso dura um ano e os jovens avançam de classe de acordo com a faixa etária, iniciando e permanecendo na Optimist até os 15 anos, ou 45 quilos. Valores como companheirismo, espírito de equipe, respeito aos colegas, cidadania, ética e respeito ao meio ambiente acompanham a noção teórica e prática das aulas.

Serviço:
Horários de aulas da Escola Municipal de Vela (Centro de Regatas e Praia Grande) separados por turmas: Segunda-feira e Quinta-feira/ Terça-feira e Quinta-feira nos períodos matutinos e vespertinos

Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela – Diretoria Náutica
Endereço: Rua Bartolomeu de Gusmão, 140, Pequeá, Ilhabela -SP
Telefones: (12) 3896-6737  (12) 3896-6737  (12) 3896-5330  (12) 3896-5330

Prefeitura Municipal de Ilhabela
Telefones: (12) 3896-9200  (12) 3896-9200


Ranata Itaborahy e Vanessa Xavier para o Bombarco
Foto: Site da Prefeitura de Ilhabela