Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Histórias do Saco do Sombrio em Ilhabela viram livro

Notícias

Histórias do Saco do Sombrio em Ilhabela viram livro

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

Localizada na borda oeste da Baía dos Castelhanos, em Ilhabela, litoral Norte de São Paulo, a praia do Saco do Sombrio guarda muitas histórias e lendas. O local, que tem acesso por meio de trilhas pela mata nativa, é bem curioso.

Cercada por montanhas, a praia era o lugar preferido dos piratas franceses, ingleses e holandeses entre os séculos XVI e XIX, por ser considerado ponto estratégico de ataque aos navios portugueses na época do descobrimento. Ali, os ladrões de tesouros se refugiavam e utilizavam o local como base para armazenar comida, consertar suas embarcações e planejar novos ataques, além de esconder todos os tesouros roubados.

Hoje, pescadores e moradores que residem próximo ao Saco do Sombrio contam que escutam barulhos de gritos e vêem cenas curiosas, como a movimentação de objetos. Com tantas histórias, Jeannis Michail Platon, resolveu escrever o livro Tesouros do Sombrio: Riquezas – Mistérios – Encantos de Ilhabela.

Segundo o escritor, o projeto surgiu há quatro anos quando decidiu dar continuidade nas pesquisas realizadas pelo pesquisador e engenheiro Paul Thiry, que até a sua morte em 1979, aos 74 anos, dedicou-se para desvendar os tesouros do Saco do Sombrio. Ao lado de Osmar Soalheiro, braço direito de Thiry, Jeannis conseguiu reunir em quase 200 páginas, diversas histórias e entrevistas com moradores da região e antigos funcionários do pesquisador:

“A entrevista mais importante desse livro é a realizada com o Osmar Soalheiro, que sempre acompanhou Thiry em suas pesquisas”, revela o escritor.

Jeannis Michail Platon nasceu na Grécia e há mais de 40 anos reside em São Sebastião. Além de escritor é mergulhador profissional. Já foi autor de dois outros livros: Ilhabela Seus Enigmas e Descubra São Sebastião.

O livro Tesouros do Sombrio: Riquezas – Mistérios – Encantos de Ilhabela tem 188 páginas e será lançado em outubro sem data definida. Porém quem quiser dar uma olhada na publicação o livro pode ser conferido nos sites www.clubedeautores.com.br e www.bookess.com

Bruna Sales para Bombarco
Foto: Divulgação