Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Itajaí se prepara para receber velejadores da Volvo Ocean Race em abril de 2012

Notícias

Itajaí se prepara para receber velejadores da Volvo Ocean Race em abril de 2012

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

Com a aproximação do início da Volvo Ocean Race no Brasil, os preparativos de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, vêm sendo providenciados há seis meses. Pela primeira vez, o local terá a oportunidade de sediar um evento esportivo de grande importância. A parada brasileira está prevista para acontecer em abril de 2012, quando deverão chegar os primeiros barcos.

De acordo com Amílcar Gazaniga, presidente do Comitê Central Organizador da Etapa de Itajaí da Volvo Ocean Race, a cidade está vivendo um momento novo em sua história. “É a melhor preparação já feita por nós. Mas precisamos ter consciência de que não temos toda esta estrutura e que devemos nos preparar a cada dia para o recebimento de um evento deste porte”, frisou.

De Santos até o Sul do País, Itajaí é o único local que possui um porto alfandegado. “Durante o evento, pretendemos colocar um navio que servirá de hotel para os visitantes”, disse Gazaniga. Além disso, segundo ele, a Prefeitura de Itajaí lançou uma campanha, em que o morador terá 50% de desconto territorial para todos que fizerem melhorias em suas casas, seja nos muros, portões, gramados, entre outros.

Gazaniga conta, ainda, que há toda uma estrutura montada para as áreas de saúde e segurança. “Temos conhecimento que precisaríamos fazer um esforço para estrear neste grupo seleto de cidades que recebe este tipo de evento”, afirma.

A previsão para que Itajaí esteja totalmente preparada para o recebimento dos velejadores é para o dia 1 de março de 2012. “Esperamos receber por volta de 150 mil visitantes. Teremos uma programação para as visitas que envolve o esporte náutico, como regatas de velas locais para crianças, palestras para velejadores, contando também com estrutura para recreação”.

É importante frisar ainda que os convidados poderão ter convite vip. “Para adquirir este convite, a pessoa terá que se doar de alguma forma, como por exemplo, adotando um animal junto à Associação de Animais, doando sangue, para ajudar o hospital infantil, ou se declarar um doador de órgãos. Haverá postos móveis no próprio local”, explica Gazaniga.

Veja também:


Laíla Kamegasawa para o Bombarco
Foto:
Hamish Hooper/CAMPER ETNZ/Volvo Ocean Race