Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Os segredos da boa culinária a bordo

Notícias

Os segredos da boa culinária a bordo

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

Muito se engana quem pensa que durante uma regata, seja longa ou curta, os tripulantes ficam à deriva no quesito boa gastronomia. Claro que para comer bem a bordo vai depender do planejamento e da organização do cozinheiro.

De acordo com Eduardo Montalto, 48 anos, velejador amador e amante de culinária, o segredo é a organização antes da viagem e durante o preparo dos alimentos:

No geral os barcos têm um espaço de cozinha muito limitado, por isso a dica primordial é ser extremamente organizado”, comenta.

Apaixonado por culinária desde a adolescência, por pesca, e vela esportiva, Montalto já velejou em diversas classes, entre elas a Laser, a Hobie Cat 16 e Lightning. Na vela oceânica participou de diversas provas como na Regata Eldorado Brasilis, saindo de Vitória até a Ilha de Trindade e retornando a Vitória (ES), com 1.260 milhas náuticas ou 2.336 quilômetros – o local habitado mais remoto do Brasil, situado a 1.025 quilômetros de distância da localidade mais próxima no continente.
É por essas e outras que ganhou experiência na culinária a bordo e é chamado pelos amigos de Chef Duds. Segundo ele outro ponto importante é a escolha dos alimentos, pois como o barco a vela não tem geladeira fica difícil ter ingredientes frescos para o preparo dos pratos. Então os mais indicados são os alimentos desidratados ou liofilizados (processo de desidratação usado para preservar alimentos perecíveis).
A seguir Eduardo Montalto compartilha três receitas interessantes elaboradas a bordo do Veleiro Planckton, durante a Regata Eldorado Brasilis, a maior regata do Brasil.

Risoto a Trindade

Ingredientes:
Risoto:

250 g (1 copo tipo americano) de arroz para risoto tipo Arbório, Vialone Nanno ou Carnarolli
1 vidro de Aspargos Verdes em conserva.
1 pacote de Tinta de lula (dica do Chef)
1 pacote de Chitaque desidratado
3 colheres de sopa de Azeite de Oliva
1 colher de sopa de Manteiga
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Alho e Cebola desidratados a gosto
Queijo Parmesão ralado a gosto

Caldo:
2 Litros de água
1 cubo de caldo de carne
1 cubo de caldo de galinha

Modo de Preparo: Lave e hidrate o chitaque com água em temperatura ambiente, corte-o em tiras, corte o aspargo em pedacinhos de aproximadamente 3 centímetros e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite coloque o alho e a cebola e refogue o chitaque em fogo baixo. Adicione o arroz ao refogado, mexa e deixe tomar gosto por alguns instantes, em seguida adicione a tinta de lula e aos poucos, o caldo fervente e mexendo de vez em quando, deixe o arroz cozinhar até ficar no ponto “al dente”(cerca de 18 minutos no total). Alguns minutos antes de retirar o risoto do fogo incorpore os aspargos, o queijo ralado, a manteiga e acerte o sal, mexa com cuidado, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos antes de servir.

Rendimento: 4 Porções.

Spaghetti Arcobaleno

Ingredientes:
350 g de Spaghetti
1 Cebola grande
2 Tomates.
2 latas de Atum
3 colheres de sopa de Azeite de Oliva
1 Abobrinha (dica do Chef)
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Alho desidratado a gosto

Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma panela grande com 3 litros de água; coloque o sal após a água ferver. Corte a cebola em cubos e reserve, tire a pele e a semente do tomate cortando em pequenas tiras e reserve, corte a abobrinha ao meio tirando as sementes com uma colher de chá ficando no formato de uma canoa, corte a abobrinha em pedaços que fiquem no formato de uma letra C, reserve, abra as latas de atum, escorra o óleo e reserve. Quando a água estiver fervendo coloque o Spaguetti e deixe cozinhar até que fique no ponto “al dente” aproximadamente 7 minutos. Refogue a abobrinha rapidamente em uma panela com o azeite de oliva e o alho desidratado, após este rápido refogado incorpore a cebola, os tomates, o atum e o Spaguetti. Mexa com cuidado, incorporando bem todos os ingredientes a massa, regue com um pouco de azeite e sirva.

Rendimento: 4 Porções.

Miscelânea de Frutas

Ingredientes:
350 g de Frutas desidratadas. (maças, figo, pêras, caqui, damasco, mamão e etc.)
1 lata de creme de leite (dica do Chef)
1 litro de Água morna
Açúcar a gosto
Canela é pó a gosto

Modo de Preparo:
Hidrate as frutas em um pouco de água morna até que fiquem macias. Após estarem hidratadas leve ao fogo em uma panela média com um copo 250 ml de água; coloque o açúcar e deixe cozinhar por 10 minutos mexendo cuidadosamente, caso necessário incorpore um pouco mais de água até as frutas estarem cozidas e macias. Deixe esfriar e sirva. Este prato pode ser um excelente acompanhamento no café da manha com granola ou iogurte. Caso queira dar um toque especial em sua sobremesa coloque duas colheres de creme de leite, sem o soro, em cima das frutas.

Rendimento: 4 Porções

 

Vanessa Xavier para Bombarco
Foto: Divulgação