Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race terá atrações para todos os gostos durante sua parada no Brasil

Notícias

Volvo Ocean Race terá atrações para todos os gostos durante sua parada no Brasil

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

A Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo, fará a sua parada em terras brasileiras no próximo mês de abril e promete oferecer atrações para agradar não só os amantes do meio náutico como também o público em geral.

Itajaí, a única cidade da América do Sul escolhida para receber uma Stopover da VOR conta com uma estrutura construída especialmente para o evento – A Vila da Regata, localizada ao lado do porto da cidade. Com um investimento superior a R$ 10 milhões de reais a “minicidade da vela”, como pode ser considerada, foi projetada para garantir toda a infraestrutura necessária à realização de um evento desse porte, e conta com espaço para a realização de palestras e seminários, área para exposição de produtos náuticos e local para a apresentação de grandes artistas, sem esquecer de elementos básicos, porém indispensáveis, como área de alimentação, banheiros e fraldários para oferecer o máximo de conforto ao público.

A Vila da Regata será aberta oficialmente ao público no dia 04 de abril quando os barcos participantes da regata devem começar a chegar ao litoral catarinense após vencer as 6.705 milhas náuticas (que correspondem a 12.424 quilômetros) do trecho mais longo da competição, entre a Nova Zelândia e Santa Catarina. Enquanto as tripulações recuperam suas forças e as equipes de terra fazem os reparos necessários nos veleiros, as atrações da Itajaí Stopover prometem não deixar ninguém parado e manter o ânimo dos turistas e do público local que devem ir até a cidade para conferir a festa.

A programação conta com atividades para todos os gostos e pode ser dividida em três partes – náutica, preservação do meio ambiente e
cultural. Confira o que vai acontecer de melhor durante o evento:

Programação Náutica

Para quem gosta de fazer bons negócios a Náutica Show será uma verdadeira vitrine de produtos e serviços relacionados ao setor. A feira ficará localizada exatamente no hall de acesso a Race Village o que, segundo os organizadores do evento, deve garantir que as 150 mil pessoas esperadas no evento deverão dar uma “passada” pelos estandes para conferir as novidades.

Já para quem prefere trocar experiências e conhecer histórias de homens do mar, a Itajaí Stopover oferecerá palestras com grandes nomes da vela no Brasil. O primeiro a dividir as suas experiências no esporte, no dia 10 de abril às 19h, será André Fonseca, o Bochecha, atleta que já participou de duas Olimpíadas e esteve na tripulação do Brasil-1, barco comando por Torben Grael que participou da Volvo Ocean Race na edição do ano de 2005/2006 conquistando a medalha de bronze.

No dia 17, também às 19, será a vez de Amyr Klink participar de um fórum para dividir as histórias e sua experiência adquiridas nas expedições marítimas que fez sozinho, como viagens ao redor do mundo que seguiram da Antártica ao Ártico.

No dia seguinte, às 18h, mais um velejador que deu a volta ao mundo divide suas experiências com o público. Vilfredo Schürmann contará como foi fazer parte da primeira família brasileira a circunavegar o mundo a bordo de um veleiro, aventura que viveu no ano de 1984.

Deixando a parte da teoria de lado e partindo para a prática, na sexta-feira, dia 20, às 14h, acontece a regata Pro-Am Race. Esta prova, que não valerá pontos para a competição, será aberta para todos os velejadores interessados em participar, incluindo amadores, além de convidados das equipes participantes.

O “esquenta” para a sexta-perna acontece no dia 21, sábado, com a In-Port Race - essa já valendo pontos para a competição – e no dia 22 os barcos partem com destino a Miami, nos Estados Unidos. A regata que acontecerá no sábado, 21, será aberta para os interessados em participar como barco de apoio, porém será necessário ter uma credencial emitida pela organização do evento para acompanhar a prova.

Ainda na programação náutica, os visitantes poderão conferir um simulador de vela e um cinema 3D. Para os “pequenos” velejadores haverá mini-regatas que serão realizadas durante o evento.

Atividades de preservação do meio ambiente

Preocupada com a preservação do meio ambiente, a organização do evento preparou um plano de sustentabilidade para a Itajaí Stopover que conta com a participação de diversos segmentos da sociedade em busca de soluções para os desafios ambientais do Rio Itajaí- Açu. Segundo os responsáveis pelo evento, o objetivo deste plano é deixar um legado positivo para a cidade de Itajaí e para o estado de Santa Catarina após a finalização da festa.

A programação sustentável do evento teve início no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, quando crianças da rede municipal de ensino participaram de passeios educativos a bordo de barcos onde foram orientadas sobre a importância da preservação da bacia hidrográfica do Rio Itajaí, além de participarem de atividades lúdicas sobre o tema.

Ainda em comemoração ao Dia Mundial da Água, no sábado, 24 de março, foi realizada a ação “Juntos pelo Rio”, que reuniu centenas de voluntários que foram a campo para recolher o lixo das margens do rio.

Ação semelhante a essa acontecerá no dia 14 de março, já durante a realização do evento. “O Mutirão de limpeza das praias do Município de Itajaí” reunirá voluntários que percorrerão as praias de Atalaia, Cabeçudas, Morcego e Brava recolhendo o lixo da areia e da água. Em alguns pontos de difícil acesso, como nas praias da Solidão, Morcego e no costão das Cabeçudas, equipes de montanhistas e surfistas utilizarão cordas e equipamentos de segurança para recolher o material.

Essa é uma ação que faz parte da bandeira ambiental apoiada mundialmente pela Volvo Ocean Race, que visa alertar as pessoas sobre o perigo que o plástico representa para os oceanos do mundo. Segundo os organizadores do evento, todo o material recolhido nos mutirões realizados em março e em abril será limpo e preparado para ser utilizado nas oficinas de arte conduzidas pelo artista português João Parrinha, integrante da equipe Skeleton Sea que segue a competição em todas as suas paradas ao redor do mundo.

As oficinas serão realizadas na Vila da Regata no espaço “Keep the Oceans Clean” (Mantenha os Oceanos Limpos) sob supervisão de membros do Skeleton Sea. Ainda segundo a programação do evento, os trabalhos desenvolvidos nas aulas de arte serão utilizados na construção de uma escultura de grande porte, assinada pelo instrutor das oficinas.

Além dos mutirões, os interessados pela preservação do meio ambiente poderão participar de fóruns relacionados ao tema que serão realizados durante o evento.

Programação cultural

Para entreter os visitantes e turistas da Vila da Regata a organização do evento selecionou shows de grandes artistas e bandas dos mais diferentes gostos musicais. Passarão pelo palco da Vila da Regata Jorge Aragão, Mart’nália, Paralamas do Sucesso, Nando Reis e os Infernais, Toni Garrido e Cidade Negra, além do Olodun que tocará durante a partida dos barcos para a sexta perna da competição.

O calendário de atrações também conta com diversas apresentações de artistas locais. Segundo os organizadores, o objetivo é valorizar a cultura do estado de Santa Catarina.
A entrada para curtir todos os dias de evento será gratuita. Para saber mais sobre as atrações da Itajaí Stopover, acesse - www.volvooceanraceitajai.com

Serviço:

Itajaí Stopover – de 04 a 22 de abril
Telefone para informações: (47) 3404-8000
Entrada: Gratuita


Juliana Barbosa para Bombarco
Foto: Divulgação