Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Aqua Yachts e Ecomariner formam parceria visando mercado do Sudeste

Notícias

Aqua Yachts e Ecomariner formam parceria visando mercado do Sudeste

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

O Rio Boat Show 2013 foi extremamente proveitoso para a Aqua Yachts e a Ecomariner, não apenas por causa da venda de lanchas das marcas, mas especialmente pelo encontro dos amigos de longa data Paulo Leite (Aqua) e José Pinteiro (Ecomariner), donos dos estaleiros, que acabou por render uma parceria que envolve produção e distribuição de embarcações e que beneficia não só as duas marcas, mas o mercado náutico nacional.

Com o acordo, as lanchas Aqua agora são produzidas e montadas no Nordeste, onde ficam a fábrica e a sede da Ecomariner. “Estamos fazendo uma troca de tecnologia com a Ecomariner e também fazendo uma linha Aqua, com maior sofisticação junto com o estaleiro,” explica Felipe Leite, diretor executivo da Aqua Yachts.

Fechando o negócio

Na época do Rio Boat Show, a Aqua Yachts estava no meio de uma negociação com a Coral, mas o acordo não seguiu em frente por conta de divergências entre as partes. Já a Ecomariner, conta o diretor executivo Marcello Sestini, procurava expandir seus negócios na região Sudeste e, para isso, estava fechando uma parceria com uma marca internacional para produzir, no Brasil, uma lancha HT de 50 pés. Um projeto arrojado, mas que ficaria a mercê do câmbio das moedas. O encontro entre Paulo Leite e José Pinteiro mudou a situação para as duas marcas brasileiras.

Os dois falaram sobre os novos projetos e trocaram opiniões. “Uma conversa levou a outra e alguns dias depois fizemos um acordo de cooperação para produção da Aqua na nova fábrica da Paraíba,” revela Sesitini.

“A Ecomariner é líder do setor no Nordeste e tem feito investimento ao longo dos anos para fortalecer sua presença no Sul e Sudeste, especialmente no eixo Rio- São Paulo. A Aqua 420 HT é um barco premiado, considerado o melhor da categoria pela revista Náutica dois anos consecutivos. Pensamos, por que não juntar um dos maiores estaleiros do Brasil a um produto premiado como a Aqua? Saiu assim a nossa parceria,” conta Felipe Leite.

Assim, os barcos das duas marcas passaram a ser fabricados com a mesma tecnologia, na INPA (Indústria Naval da Paraíba), que faz parte do grupo econômico da Ecomariner, e são montados e testados em Recife, onde fica a sede do estaleiro pernambucano.

A INPA é uma nova fábrica para produção de laminados e especializada em barcos. Os primeiros clientes são a Aqua e a própria Ecomariner, mas existe o plano de expandir esse serviço para outros estaleiros. A unidade tem 40.000 m² de área construída e mais 200.000 m² de área de ampliação, e possui um importante benefício fiscal específico para produção de lanchas de recreio. Felipe Leite conta que, com isso, é possível produzir uma lancha Aqua no mesmo padrão premiado com uma redução de 10% a 15% no preço.

No Rio de Janeiro, sede da Aqua, será mantida uma unidade exclusiva para assistência técnica e vendas. “A parceria se estende ainda à troca de tecnologia, produção de novas embarcações, lançamento de novos pontos de venda e assistência técnica, rede de concessionários,” enumera o diretor da Aqua. A expectativa inicial é entregar 20 lanchas Aqua/Ecomariner no mercado do Rio de Janeiro e São Paulo em 2014

Futuro

As marcas Aqua e Ecomariner continuarão separadas, com planos de marketing e políticas comerciais diferentes, mas os dois lados esperam se influenciar e se completar. “Vamos tirar o melhor de cada experiência e oferecer um produto cada vez mais sofisticado e com uma excelente navegação, tenho certeza que o cliente será o maior beneficiado,” afirma Leite.

Sestini engrossa o coro: “A cada dia trabalhamos para nos superar, as visões são complementares e acredito que o grande benefício será para o cliente, que terá mais opções de barcos nas nossas linhas. A Aqua ganha a linha Fly e Offshore e a Ecomariner, a linha Cruiser e HT”.

Os próximos lançamentos da Aqua/Ecomariner serão as lanchas Aqua 34 Targa, Aqua 42 Targa e a Ecomariner 395 HT, todos previstos para chegarem ao mercado ainda este ano.

A estreia oficial da parceria acontece no Boat Xperience – Salão Náutico do Guarujá, que acontece entre 25 e 28 de julho e 2 e 4 de agosto, na Marina Astúrias. No São Paulo Boat Show 2013, marcado apara acontecer em outubro, a dupla apresentará os novos modelos.

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Aqua