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Boiler, a garantia de um banho quente a bordo

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Boiler, a garantia de um banho quente a bordo

Mercado 13/08/2013
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Independente da época do ano, sempre é bom poder contar com água quente a bordo e, para isso, é preciso ter um boiler instalado na casa de máquinas de seu barco. Conectado ao sistema de tubulação da lancha ou veleiro, o aquecedor fornece água quente para chuveiros e torneiras, tornando a vida a bordo ainda mais agradável.

Os aparelhos são indicados para embarcações com 25 pés, já que lanchas e veleiros menores que isso raramente tem banheiro com chuveiro. Os boilers têm tanques que vão de 15 a 40 litros, em média, e o modelo mais popular é o de 30 litros. Na hora de escolher, lembre-se que um banho rápido de cinco minutos, gasta cerca de 10 litros de água, então é importante levar em consideração o tamanho da embarcação e quantas pessoas estarão à bordo.

No Brasil, os modelos com maior disponibilidade no mercado são os boilers que tem revestimento em polipropileno, por serem mais baratos que os modelos revestidos em aço inoxidável – cerca de metade do preço. Os modelos de inox tem durabilidade um pouco maior, mas os dois cumprem a função de aquecer e manter a água quente com a mesma eficiência.

O tempo apara o aquecimento da água é de aproximadamente 30 minutos após o motor da embarcação ter sido ligado ou o barco ter sido conectado à tomada de cais ou gerador. No caso do motor, á agua quente do motor passa pelo boiler e esquenta a água que está dentro do reservatório do aparelho, mas sem entrarem em contato. Ligado à tomado ou ao gerador, o boiler esquenta a água através de uma resistência.

O aquecedor esquenta a água até 60°C, temperatura que vai sendo regulada até chegar a você no banho. Depois de aquecida, a água perde entre 10° e 12°C a cada 24 horas, mas essa variação depende do clima de onde o barco está.

A Fórmula Import comercializa os boilers importados da Isotemp, que têm cinco tamanhos disponíveis, variando de 15 a 40 l, válvula de segurança com 6 bar (unidade de pressão), e isolamento reforçado para alta performance.

Instalação e manutenção

Por ser um aparelho ligado ao motor, cabos elétricos e ao sistema de tubulação do barco, ele deve ser instalado por um profissional qualificado para garantir a segurança a bordo. O tempo de instalação varia d acordo com o tipo e tamanho do barco. Mas quando é feita ainda no estaleiro é bastante rápida, já que o barco está praticamente abeto.

O design dos aparelhos permite montagem na horizontal e na vertical, otimizando o uso do espaço dentro do barco, mas é importante deixar a válvula de segurança sempre no ponto mais baixo.

Já a manutenção do boiler se resume, na verdade, à manutenção dos cabos ligados a ele, pois o aparelho não exige que trabalho algum seja feito a não que alguma peça precise ser reposta.

Preço

Os boilers da Isotemp Spa (revestidos em polipropileno) custam a partir de R$ 1.720,00, o modelo de 15 litros com voltagem 110. O mesmo modelo com voltagem 220 custa 1.810,00. Já o modelos de 30 litros custa R$ 1920,00 (110 V) ou R$ 2.015,00 (220 V).

Onde encontrar: Fórmula Import

Marília Passos para Bombarco
Foto: Fórmula Import