Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Cruzeiros Marítimos movimentam o litoral brasileiro durante a temporada de Verão

Blog

Cruzeiros Marítimos movimentam o litoral brasileiro durante a temporada de Verão

Mercado 26/04/2011
Compartilhar

O mercado de Cruzeiros no País se expandiu rapidamente a partir do final da década de 1990 e hoje seu potencial é estimado em pouco mais de 1,5 milhão de passageiros. O mercado nacional cresceu e chegou a ter 520 mil hóspedes na temporada 2008/2009, sendo 75 mil estrangeiros e 445 mil brasileiros.

Na atual temporada, de outubro de 2010 a maio de 2011, o total de turistas que viajaram ou ainda viajarão pelo litoral brasileiro chega perto de 884 mil a bordo de mais de 20 navios que passaram ou ainda passarão por 21 cidades do litoral. Cerca de 400 Cruzeiros. As informações são da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), que registrou este ano um aumento de 23% de viagens de cruzeiros comparado a temporada de 2009/2010:

“A chegada dos Cruzeiros Marítimos movimenta a costa brasileira. As vendas aumentam com as promoções e os destinos se preparam para receber os turistas. Nas cidades escala, os navios também repõem muitos dos insumos para a sua operação”, explica Ricardo Amaral, presidente da Abremar – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos.

A previsão é que a cidade do Rio de Janeiro receba o maior número de cruzeiristas, 507 mil, seguida por Búzios, com 401 mil. “Búzios é um dos destinos mais queridos dos cruzeiristas”, afirma o Amaral.

Nos destinos, o gasto médio dos cruzeiristas é de R$ 200,00 por pessoa, por dia, e os setores mais beneficiados são os de transporte (táxis, vans), de alimentação (bares e restaurantes) e comércio (principalmente de produtos típicos).

A demanda é crescente e os Cruzeiros têm excelente custo-benefício. No navio, além de conhecer diversos destinos em uma mesma viagem, o turista pode desfrutar da segurança dos transatlânticos, das inúmeras atividades de lazer, apreciar refeições de alta qualidade e ainda deixar de lado algumas preocupações, como escolha de hoteis, embarques e desembarques em aeroportos e traslados, e transporte de bagagem.

Litoral paulista

As cidades de Ilhabela e Ubatuba são os principais destinos dos navios no estado de São Paulo. Só este ano, as duas cidades devem receber – juntas – 345.126 cruzeiristas.

Com a chegada dos turistas cerca de R$ 70 milhões devem ser movimentados no comércio e serviço dos municípios.

Ubatuba recebe nesta temporada 29 cruzeiros a bordo de quatro navios, que no total soma-se 72 mil turistas. Já em Ilhabela o número é maior. Cerca de 200 mil passageiros devem visitar a ilha, que recebe 115 cruzeiros a bordo de 17 navios.

O mercado

O segmento de cruzeiros marítimos tem registrado crescimento anual de 33%, em média e contribuído de maneira significativa com a economia das cidades onde os navios fazem escala e com a geração de novos empregos, um dos setores mais beneficiados pela atividade no país. “Nesta temporada, o número de empregos deverá passar de 45 mil”, completa o presidente da Abremar.

Vale lembrar que o Brasil  está  quase  encostando na quinta posição no ranking mundial dos maiores  mercados  de  Cruzeiros Marítimos do mundo, de acordo com a Cruise  Lines  International  Association (CLIA),  a  mais conceituada entidade do turismo  marítimo.  Hoje,  a  posição  é ocupada pela Espanha, país que tem três mil quilômetros de litoral, menos da metade do Brasil, cuja costa litorânea soma quase  7, 5 mil quilômetros.

Abremar

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos foi fundada em janeiro de 2006 para representar institucionalmente um dos segmentos mais promissores da indústria turística nacional: o turismo marítimo. Seu objetivo é trabalhar com afinco pela regulamentação dos Cruzeiros de cabotagem – entre portos do mesmo país. Defende a modernização da infraestrutura portuária e contribui para a divulgação do Brasil como destino turístico no exterior. Atualmente, tem 18 empresas associadas entre armadoras e operadoras de turismo no Brasil, entre elas Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, CVC e Royal Caribbean. www.abremar.com.br

Bruna Sales para Bombarco
Foto: Divulgação
/ GT Marketing e Comunicação