Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Decks revestidos com madeira Teka

Notícias

Decks revestidos com madeira Teka

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

Deck é a palavra inglesa que designa o convés dos navios ou as plataformas feitas de tábuas que circundam piscinas. Se você está construindo o barco dos seus sonhos ou vai comprar uma embarcação de recreio, saiba qual o melhor material para o deck, já que ele fica exposto à ação do tempo (sol, chuva, água do mar).

A madeira mais usada na indústria naval pelo mundo afora é a teca. A tectona grandis, popularmente conhecida como Teka, é uma árvore original das florestas tropicais do sudeste asiático, mas principalmente da Birmânia ou Burma (nome em inglês que atualmente também é conhecido como Myanmar). Essa é a madeira ideal para a confecção de decks, graças à sua durabilidade e sofisticação.

No sudeste asiático a teca é cultivada desde o século XVIII. Hoje é possível encontrar essa espécie de madeira em países como Índia, Togo, Camarões, Zaire, Nigéria, Trinidad, Honduras e até mesmo no Brasil e outros países da América Latina.

No entanto, especialistas dizem que a mais resistente e que tem melhor custo-benefício é a produzida na Birmânia ou Burma. A mesma semente se cultivada fora do seu local de origem não gerará uma madeira tão resistente a água e às intempéries como a da árvore da Birmânia em função das diferenças de solo e clima. Por isso existem diferentes tipos de teca.

Segundo Néstor Völker, conceituado designer de barcos, a teca de Burma é superior não apenas à brasileira, mas a todas as cultivadas em qualquer país do mundo:

“A madeira originária de Burma é mais durável e resistente a rachaduras. Seguramente pode durar duas ou até três vezes mais do que uma de outra região”, explica Völker.

No Brasil há empresas especializadas na confecção de decks com teca de burma como é o caso da Zimarine que importa da Birmânia, país ao sul da Ásia, a teca considerada a melhor do mundo. A empresa faz decks sob medida para todos os modelos e tamanhos de embarcações em uma moderna fábrica.

A teca originária daquele país é mais leve que as demais e apresenta maior resistência a peso, tração e flexão. Além disso, ela praticamente não empena por ser muito estável. Isso também permite que ela resista à variação da umidade no ambiente. Pode ser encontrada em lâminas, pranchas, réguas e maciça.

Essa é uma opção para quem deseja que seu barco ou veleiro ganhe muito mais conforto e estilo. A teca pode ser aplicada em todo o assoalho da embarcação, incluindo proa, popa, praça de popa,comando/cockpit, degraus de acesso e interior.

Os preços podem variar de acordo com o perfil e necessidades do cliente ou do estaleiro, localização do barco, tamanho, medidas das réguas etc.


Vanessa Xavier da Agência Casa da Notícia para Bombarco