Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Guia para deixar o mofo longe do seu barco!

Notícias

Guia para deixar o mofo longe do seu barco!

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

O mofo é um problema comum em lugares muito úmidos, logo podemos imaginar o quanto ele pode incomodar os donos de embarcações, que estão sempre no litoral e em contato direto com a água e a maresia.

Mas não deixe que ele e aquele cheiro desagradável atrapalhem os seus planos ou o seu humor, pois há boas soluções para evitá-lo e eliminá-lo. Márcia Bontempo, proprietária da Bomtempo Higienização, nos ajudou a construir este guia contra o mofo. Confira:

Reconheça

O primeiro passo é sempre identificar o problema. Por mais que você tente evitar com algumas ações, a atenção aos detalhes do seu barco é essencial. Por isso saiba diferenciar os seguintes casos:

•    É mofo ou bolor?
O bolor costuma infectar apenas objetos, forma relevo, fica em tonalidade acinzentada e pode ser facilmente removido com pano úmido. Já o mofo corrói os materiais afetados, principalmente fibrosos e tecidos, e deixa pontos pretos difíceis de serem removidos.

O mofo é um fungo que cresce com a umidade e se alimenta de compostos minúsculos presentes na água, no ar e em outros materiais orgânicos.

Causa

Pode ficar tranquilo, pois a origem não é descuido, mas sim o excesso de umidade a bordo que causa mofos e mau cheiro. Isso é comum, pois os barcos ficam o tempo todo na água.

Consequências

Pior do que a aparência ou odor, viver com umidade e mofo é um perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitir bactérias que podem causar infecções graves. Esse risco é maior em pessoas vulneráveis como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.

É possível consigo evitar?

Com certeza! Com algumas atitudes básicas como:

- Evitar carpetes e tapetes, pois acumulam umidade.

- Comprar produtos antimofo, ideais para armários e gavetas, à base de cloreto de cálcio. A umidade é transformada em água, que fica armazenada no fundo do pote. Porém, a durabilidade é curta e eles têm de ser substituídos.

- Não manter objetos molhados ou úmidos no interior do barco.

- Isolar os armários dos costados com cortiça ou qualquer outro material isolante térmico. Se possível, instale janelas de ventilação nas portas.

- Sempre esgote a água do porão e procure instalar pequenos ventiladores na cabine, pois eles ajudam a circular o ar.

Se eu já constatei, o que fazer?

Existem removedores químicos comerciais de mofo e algumas alternativas naturais atraentes. O método mais prático para remover com segurança o mofo dessas superfícies é fazer uma pasta de vinagre e sal em quantidades iguais e esfregar.

Não se esqueça de colocar o barco para ventilar algumas vezes por semana e bom passeio!

Leia mais
Higienização de embarcações



Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico!


Jussara Coutinho para Bombarco
Fotos: Divulgação/Schaefer Yachts