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Inox no barco: limpeza e cuidados

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Inox no barco: limpeza e cuidados

Mercado 12/09/2014
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O aço inox é um material resistente muito utilizado em embarcações. Ele está nas targas, alças, amarras, dobradiças, manilhas e imprime sofisticação e elegância às lanchas e veleiros. Mas, mesmo com a especificação de inoxidável, é importante que o dono do barco saiba que o material pode apresentar desgastes, principalmente nas condições marítimas, em contato com a água salgada e cloro.

Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo este material em seu barco!

Corrosão

O aço inox não escapa desse comum problema que ataca objetos no mar. Por condições naturais, os materiais tendem a oxidar com mais facilidade e aparecem onde menos esperamos.

Na maioria dos casos, este problema é facilmente resolvido.

Como evitar?

Primeiramente é necessário escolher um material de qualidade, que esteja dentro das especificações ABNT 316 - ele possui alto teor de cromo e suporta melhor o cloro do mar.

Em segundo lugar está o cuidado com a limpeza, que deve ser realizada com água potável, sabão ou detergente neutro, e pano macio ou esponja macia. Cloros químicos, água sanitária, palha de aço, saponáceo ou qualquer outro produto a base de cloro devem ficar bem longe do seu barco.

É preciso ainda secar as peças para que não apareçam manchas e dar atenção especial às frestas que podem acumular sal.

Vale saber que quando a peça de inox sofre qualquer tipo de perfuração, o furo tem que passar por um tratamento para não apresentar ferrugem.

“Normalmente aconselhamos os marinheiro que, ao receber a embarcação, já  lubrifique as peças com vaselina líquida, principalmente onde pode acumular água salgada. Fazendo isso, ele já pode retardar o aparecimento da ferrugem”, explica Carlos Rogério Salgado, da CRS Manutenção, empresa especializada em manutenção de peças para barcos.

Como lidar?

Dependendo do problema é aconselhável remover a peça para submetê-la ao tratamento adequado e assim retirar a ferrugem existente e fazer um novo polimento com materiais e equipamentos próprios.

Mas, na maioria das vezes é feito um polimento com massa de polir automotiva para remover as manchas, ou mesmo com limpadores de metal (Kaol ou Brasso), e lubrifica-se com vaselina líquida ou óleo do tipo WD-40, sem excesso.

Tem alguma dúvida sobre os equipamentos do seu barco? Mande para imprensa@bombarco.com.br. E não se esqueça de conferir nosso Classificado de Embarcações Novas e Seminovas!


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Jussara Coutinho para Bombarco com informações dos sites Venha Navegar e Navegue Angra
Fotos: Marília Passos/Bombarco