Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Itajaí terá a maior marina do Brasil

Notícias

Itajaí terá a maior marina do Brasil

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

Uma  obra que promete desafogar as marinas do litoral norte de Itajaí (SC). Assim pode ser definido o Complexo Náutico Ambiental do Saco da Fazenda,  projeto que pretende construir a maior marina do Brasil.

Ao todo, o Complexo Náutico terá capacidade para abrigar mais de 850 embarcações, sendo que desse número 734 serão de vagas secas e 116 molhadas. Além das vagas, o empreendimento contará com outros atrativos como lojas, heliponto, restaurantes, área esportiva e hotel. No total, serão 10 mil metros quadrados de área seca e 120 mil metros quadrados de espelho d’ agua.

De acordo com os engenheiros do consórcio KL Viseu, que venceu a licitação para construir e administrar o complexo náutico, o projeto está baseado no modelo de marinas que se aplica na Europa e foi idealizado por uma empresa espanhola. Para a execução do projeto serão investidos R$ 38,5 milhões.

Além de movimentar a economia da cidade e ser um atrativo para moradores e turistas, depois de pronto, a previsão é de que com o Complexo Náutico Ambiental do Saco da Fazendo sejam criadas pelo menos 1.600 vagas de emprego.

A obra estava prevista para ser entregue em novembro de 2013, em tempo do sediar o Salão Náutico Internacional de Itajaí, mas como a primeira fase da obra teve início apenas em outubro, a previsão de entrega também foi adiada.

De acordo com o diretor administrativo financeiro do Porto de Itajaí, Alexandre Santos, a primeira etapa da obra que incluía a dragagem e o aterro já está concluída. Agora, em maio, darão andamento à segunda fase do projeto, a implantação da infraestrutura da marina. Esse é a parte mais demorada da obra e deve levar cerca de 10 meses para ser concluída, após isso, a marina poderá ser inaugurada.

“O projeto será entregue e inaugurado até a metade do mês de março de 2015”, afirma o diretor administrativo. Mesmo com atrasos e adiamentos, o consórcio KL Viseu já iniciou as pré-reservas de algumas vagas para embarcações. Porém, as reservas definitivas só poderão ser feitas no próximo ano, quando o valor dos aluguéis já estiver acertado.

O Salão Náutico Internacional

Com o adiamento das obras da marina pública de Itajaí, também foi adiada primeira edição do Salão Náutico Internacional de Itajaí. O evento programado incialmente para acontecer em fevereiro de 2014, foi remarcado para novembro.

O salão internacional tem como objetivo promover produtos náuticos brasileiros e internacionais. Serão cerca de 100 expositores, mais de 70 embarcações expostas e uma programação paralela à feira com fóruns e debates.

Durante o evento, o município receberá a delegação do departamento francês Charente-Maritime, o maior pólo mundial do setor e interlocutor da indústria náutica francesa, europeia e mundial.

Quanto a estrutura, o Itajaí Le Salon contará com espaços cobertos no interior do pavilhão de exposição e no deck externo, onde serão apresentados os barcos e lançamentos do setor. Além disso, o público poderá conhecer mais sobre outras atividades náuticas como a vela, o wakeboard, pesca, e stand up paddle.

Para conferir a programação completa do Salão Náutico de Internacional de Itajaí fique conectado ao Bombarco e nossas redes sociais.

Fabiana Lima para Bombarco
Foto: Divulgação