Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Limpeza do casco: um robô pode fazer o trabalho pesado por você

Notícias

Limpeza do casco: um robô pode fazer o trabalho pesado por você

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

Por mais oldschool que você seja não dá para negar que a tecnologia facilita muito a vida em alto mar, especialmente quando se trata de manter o barco bonito, limpo e potente. E, para quem gosta destas facilidades, acaba de chegar ao Brasil o Hulltimo, um robô que faz a limpeza  do  casco embaixo d’água.

O equipamento foi desenvolvido na França, por Eric Tardy e Sebastien, chegou ao Brasil em 2013, representado pela BioSolutions, que começou a fazer as distribuições e demonstrações do Hulltimo.

Como funciona

Para fazer a limpeza, o Hulltimo é colocado na água, ao lado do barco, e o usuário controla seus movimentos com um controle remoto; o robô prende-se firmemente ao barco durante toda a limpeza. Câmeras e iluminação LED permitem que o usuário monitore, através de uma tela no controle, os movimentos do aparelho e a eficácia da limpeza. Duas escovas macias na parte de baixo do robô e uma escova de rolo  na parte frontal fazem todo o trabalho, sem a ajuda de nenhum produto químico  , e um saco dentro do robô recolhe os detritos para que eles não contaminem a água . O saco deve ser trocado depois de cada limpeza.

A operação deve ser feita por um profissional treinado e a empresa oferece o treinamento, junto com a v enda do equipamento. O usuário pode controlar tanto a posição quanto a inclinação  da escova principal do robô. Esta capacidade garante uma limpeza eficaz do casco, mesmo para os ângulos mais difíceis, tais como a quilha e superfícies mais complicadas. Também permite umalimpeza completa da linha de água. . E a limpeza é bem rápida: o robô leva duas horas e meia para limpar o casco de um casco de 60 pés.

Ainda no treinamento, o proprietário aprende a efetuar a troca de peças sobressalentes de uso rotineiro, como a correia dentada, o anel de silicones para as rodas e as escovas. A manutenção também pode ser feita na empresa, que também oferece assistência técnica. O custo da operação depende da peça a ser trocada e não é cobrado nenhum valor pelo serviço.

A troca de peças depende da frequência do uso do robô. Alguém que usa o Hulltimo para limpar apenas o casco de sua embarcação pode passar um ano com a mesma escova sem precisar trocá-la. Mas uma marina, que tem diversos barcos para limpar, pode precisar fazer essa trocar mais de uma vez nesse período.

Após o uso do robô, principalmente em águas salgadas, recomenda-se lavá-lo com água corrente para evitar corrosão ou desgaste prematuro de alguma peça, mesmo ele sendo feito em alumínio, plástico e inox.

Para quem é

O Hulltimo é mais indicado para marinas ou marinheiros que fazem a limpeza em muitos barcos, mas nada impede que um proprietário de barco compre o equipamento para ter a bordo e usar ele mesmo em sua embarcação.

Ficha técnica do robô

Dimensões: 47 cm x 43 cm x 33 cm;
Peso: 20 kg;
Componentes: duas escovas de cerdas em poliamida (0,3 mm de espessura); uma escova de rolo com cerdas em poliamida (0,3 mm de espessura); suas câmeras de vídeo PAL, que proporcionam um ângulo de visão de 150°; quatro LED spotlights; e um filtro;
Tensão de entrada: 110 -220 VAC;
Baixa tensão: 30 VDC;
Potência máxima: 450W.

Controle remoto
Tablete PC com tela 7,7”;
Bateria embutida (seis horas de duração, quatro horas para carregar);
Bateria adicional (duas horas de duração; três horas para carregar);
Oito botões de controle funcional e direcional do robô;
Capa protetora com capa de lente.

Preço
O HulltimoPro custa R$ 112.000,00.

Onde encontrar: BioSolutions

Importância

Um casco limpo é essencial para a boa eficiência do barco, já que acumulo de cracas no casco aumenta o atrito dele como a água, diminuindo assim sua velocidade, o que, no caso das embarcações motorizadas, leva a um consumo maior de combustível.  

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Divulgação