Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Profissão decoradora náutica

Notícias

Profissão decoradora náutica

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

Com experiência de 15 anos, Tânia Ortega é designer de interiores especializada no mercado náutico. Ela transforma os iates em verdadeiras casas em alto-mar. Tânia executa até 40 projetos por ano pela fabricante de barcos Ferrettigroup Brasil, empresa com a qual tem contrato de exclusividade para decoração de barcos novos e, somando os projetos de reforma, sua empresa Tutto a Bordo atinge um total de até 55 iates decorados anualmente.

Hoje, Ortega além de ser proprietária da loja de decoração náutica, Tutto a Bordo, também é sócia da loja Tutto a Bordo Tessuti, ao lado da amiga Cecília Christiansen. A loja de tecidos surgiu há três anos e é responsável pela comercialização de tecidos sofisticados de alta tecnologia e resistentes às condições de umidade, além de ser representante exclusiva no País da marca de tecido Perennials.

Conheça um pouco mais sobre decoração náutica com a entrevista exclusiva do Bombarco com a decoradora Tânia Ortega.


Bombarco (B) - Há quanto tempo o mercado de decoração náutica começou a ganhar importância e destaque?
Tânia Ortega (TO) - Nesses anos todos, diria que participei da grande evolução do mercado de luxo. Não só com a própria evolução dos materiais de decoração que se usa em barcos, como também acompanhando mudanças de caráter comportamental, ou seja, antigamente os barcos eram direcionados aos homens, hoje existe uma participação muito maior da mulher e os barcos são voltados para a família.

B - Há quanto tempo você atua na área?
TO - Quase 18 anos somente no ramo náutico.

B - Qual o perfil de seus clientes?
TO - São clientes que conhecem tudo o que há de melhor no mercado, apaixonados por mar.

B - Existem cursos voltados diretamente para esse segmento?
TO - No Brasil não. Porém, recebo frequentemente convites para palestras a respeito, seja em eventos direcionados a arquitetos e decoradores, ou até mesmo de escolas de design.

B –
O que você indica fazer para ingressar nesta profissão?
TO - Eu trabalhava na área de marketing da Ferrettigroup Brasil quando percebi que havia um filão ainda não explorado, o da personalização de barcos. Comecei e cresci dentro do estaleiro da Ferretti, desde o primeiro barco a ser construído aqui no Brasil. Tive a melhor faculdade possível, acompanhando o processo construtivo de cada barco e cada novo modelo dentro do estaleiro.  Antes da entrega de um barco pronto, seja novo ou uma reforma, procuro já nas primeiras reuniões traçar um perfil do cliente, tentando ver de que forma o barco será usado. Escolho desde a madeira, os móveis, os revestimentos, os tecidos, utensílios, enxoval, até a roupa dos marinheiros. Além disso, tudo deve ser muito prático e com ótimo aproveitamento de espaço. Para que tudo isso tenha um padrão de qualidade ao nível dos nossos clientes, conto com uma equipe afinada de marcenaria, tapeçaria, costureiras e assistentes. Quando o cliente entra no barco, ele só precisa abrir a champanhe e curtir.

B - Como está o mercado de decoração náutica atualmente?
TO - Eu tenho um contrato de exclusividade com a Ferrettigroup Brasil, ou seja, a decoração de todos os barcos da linha Ferretti são de minha responsabilidade, além de reformas de outras marcas que não sejam concorrentes da Ferretti. Percebo que o mercado de luxo está super em alta, as vendas estão aquecidas, porém é um mundo fechado e restrito a poucos. Por isso, tenho que estar sempre antenada com tudo que há de novo e ao que acontece em decoração. Estou sempre viajando para a Europa e Estados Unidos para conferir as tendências em termos de cores, materiais e tecnologias, ou seja, procuro trazer as tendências de residências para os barcos.

Bruna Sales para Bombarco