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Saiba como cuidar do motor do seu jet ski

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Saiba como cuidar do motor do seu jet ski

Mercado 29/12/2009
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Estamos no verão, estação mais esperada do ano. Para que os passeios a bordo do seu jet ski não naufraguem, é sempre importante ficar atento a alguns cuidados, principalmente em relação ao motor do equipamento. Os procedimentos são simples. Não deixe de fazer as manutenções e aproveite ao máximo o seu jet neste verão!

Adoçar o motor


Se você possui um equipamento com motor dois tempos e tem o hábito de navegar em águas salgadas é preciso “adoçar” o motor, toda vez que utilizá-lo. Diferentemente dos jets quatro tempos, que possuem um sistema de refrigeração parecido com de um carro com circuito fechado, nos motores dois tempos é captada a água externa.

Adoçar o motor nada mais é do que colocar a moto aquática em funcionamento em água doce. Simples, o procedimento evita a corrosão provocada pelo sal. Motores requerem sempre cuidados especiais Com uma torneira ou mangueira ligada, coloque a moto aquática em funcionamento em marcha lenta. Nunca ultrapasse 1,5 mil RPM e também não acelere. Muitos usuários têm o costume de acelerar a seco, o que afeta os rolamentos do motor do equipamento. Recomenda-se também a utilização do Flush Kit – dispositivo de lavagem de motor. Assim, evita-se que a parte de transmissão trave e crie ferrugem nas laterais da camisa do pistão. Em seguida, deixe o motor em funcionamento por cerca de 10 minutos.

Lavagem do motor


Após adoçar o motor é preciso também lavá-lo, principalmente se não for utilizar o seu jet ski por um período. Para a lavagem é preciso, antes, aguardar cerca de cinco minutos ou até que o motor esfrie. Com uma mangueira de baixa pressão, comece a lavar motor. Abra o capô para que a água da mangueira alcance os cabeçotes e a descarga. Neste processo também é preciso ter cuidado para não molhar o motor de arranque.

Após a lavagem, deixe o motor secar por mais ou menos cinco minutos. Só depois disso, aplique o spray à base de óleo fino. É importante utilizar sempre um produto de origem orgânica, sem petróleo como base. Aguarde por cerca de 20 minutos para que o produto seja absorvido. Outro cuidado é sempre secar bem os contatos elétricos e deixe também que o motor receba ventilação. Sempre deixe o banco um pouco aberto para que o compartimento do motor fique bem ventilado, o que evita também o surgimento de zinabre (uma espécie de ferrugem que cria resistência à passagem da corrente) nos contatos. Recomenda-se também aplicar silicone líquido em todo o motor, parte elétrica e turbina. Os pistões também requerem cuidados especiais e devem ser lubrificados com óleo WD40 ou semelhante. Para isto basta retirar as velas e adicionar o lubrificante.

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Redação: Thassia Ohphata