Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Salões Náuticos ajudam a movimentar o mercado de venda e compra de embarcações no Brasil

Blog

Salões Náuticos ajudam a movimentar o mercado de venda e compra de embarcações no Brasil

Mercado 03/02/2012
Compartilhar

O mercado náutico está em alta no Brasil. Prova disso é que o país foi o tema central do Salão Náutico de Paris, realizado na capital francesa entre os dias 03 e 11 de novembro de 2011. Em um estande do Ministério do Turismo e da Embratur, foi montada uma apresentação para mostrar a imagem do Brasil para o mercado internacional. O objetivo da ação era contribuir para o fluxo de pequenas, médias e grandes embarcações européias no país, conquistar investimentos para marinas, hotéis, estaleiros náuticos e para fábricas de equipamentos, além de incentivar parcerias para a realização de regatas, competição de rally náutico e outros esportes relacionados ao segmento.

Aproveitando “a maré” favorável do mercado e a “boa onda” gerada pela exposição do país no exterior, organizadores de eventos apostam na realização de salões náuticos para agitar ainda mais o setor, atrair novos clientes e mostrar as novidades em termos de lanchas e itens para as embarcações. Afinal, além das condições geográficas e belezas naturais que tornam o Brasil um dos maiores potenciais náuticos do mundo, temos as condições econômicas do país favorecidas pela crise mundial que atingiu os países da Europa, mas que não teve grandes efeitos no Brasil, e a ascensão da nova classe média, que passou a ver a compra de um barco como um sonho possível.

Eduardo Colunna, presidente da Acobar, classifica os salões náuticos como “a grande oportunidade que o empresário náutico tem de mostrar o seu produto ou serviço, para um público qualificado, massivo, reunido em um único lugar, em um período longo de tempo e com apoio de divulgação intenso da mídia”.

Pedro Ambrosio, organizador do Boat Xperience – Salão Náutico do Guarujá, em São Paulo, vê na realização de eventos deste tipo várias oportunidades que beneficiam o meio náutico “O mercado brasileiro hoje está favorável para realização de eventos que sejam favoráveis ao próprio mercado, sem custos exorbitantes e taxas desnecessárias. No Boat Xperience trabalhamos com o conceito ‘WIN-WIN’ onde os negócios são bons para todos, consumidores finais - proprietários ou futuros proprietários de barcos - e expositores – que são estaleiros, revendas, empresas de manutenção e acessórios. Com isso mercado todo ganha e tem fôlego para continuar crescendo cada vez mais”, analisa.

O Brasil conta hoje com a realização de salões náuticos espalhados por todo o território do país. Confira as atrações e saiba mais sobre alguns destes eventos que reúnem milhares de apaixonados pelo meio náutico:

Boat Show – Considerados os maiores eventos náuticos da América Latina, o São Paulo Boat Show e o Rio Boat Show são realizados pela revista Náutica.

A edição 2012 do Rio Boat Show acontecerá entre os dias 12 e 18 de abril. Por conta das obras na Marina da Glória, onde tradicionalmente acontece o evento, o Rio Boat Show deste ano será no mesmo local onde ocorreu a festa de lançamento da feira, o Píer Mauá.

Na edição de 2011, a feira recebeu durante sete dias de eventos aproximadamente 52 mil visitantes, reuniu 120 expositores e teve uma geração de negócios de 150 milhões de dólares, segundo dados divulgados pelos organizadores do evento.

Já á ultima edição do São Paulo Boat Show, realizada entre os dias 13 e 18 de outubro no Transamérica Expo Center, na capital do estado de São Paulo, gerou R$ 220 milhões em negócios, superando alguns obstáculos econômicos, como a alta do dólar e o aumento do IPI para os barcos importados, ainda de acordo com os dados divulgados pelos organizadores.

A feira registrou 34 mil visitantes que puderam conferir 230 embarcações e acessórios náuticos expostos em 120 estandes. A edição de 2011 contou ainda com o maior registro de estaleiros estrangeiros participando do evento, como os americanos da Bayliner  e Silverton Yachts, os espanhóis da Astondoa e os franceses da Jeanneau. O São Paulo Boat Show 2012 ainda não tem data marcada para acontecer.

Boat Xperience - Salão Náutico do Guarujá – A edição de 2012 do Boat Xperience aconteceu entre os dias 25 e 29 de janeiro, na Marina Astúrias, litoral norte de São Paulo. Neste ano a feira contou com mais de 60 expositores, e a expectativa de crescimento era de 30% em relação ao ano anterior.

O evento, que já está na 4ª edição, surgiu da necessidade de uma feira náutica em São Paulo oferecer aos clientes a oportunidade de fazer um test-drive nas embarcações. O primeiro Salão Náutico do Guarujá, realizada no início de 2011, recebeu um público de 13.000 pessoas e gerou 25 milhões de reais em negócios, segundo os organizadores. A segunda edição, realizada em julho do mesmo ano, recebeu aproximadamente 8.000 pessoas, que compareceram ao evento mesmo com chuva, e gerou mais de 40 milhões em negócios, ainda de acordo com a organização.

Exponáutica – Realizada pela Acatmar (Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e afins), a 4ª edição da Exponáutica, tem previsão para acontecer entre os dias 06 e 11 de junho de 2012.

A maior feira náutica do sul do país costuma contar com 80 expositores representantes de grandes empresas e marcas como Schaefer Yachts, Armada Yachts, Solara, Top Line Yachts, Singular Boats entre outros. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo salão em sua última edição que gerou 25 milhões de reais em negócios, de acordo com dados da organização do evento.

 

Juliana Barbosa para Bombarco
Foto: Bombarco