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Sistema IPS da Volvo Penta revolucionou a propulsão para embarcação

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Sistema IPS da Volvo Penta revolucionou a propulsão para embarcação

Mercado 01/04/2010
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Fabricante de motores marítimos industriais, veículos comerciais, componentes aeroespaciais e equipamentos de construção, o Grupo Volvo é reconhecido mundialmente por sua grande preocupação com qualidade e tecnologia, além de ter na segurança e no respeito ao meio ambiente dois de seus principais valores essenciais. Ousamos dizer que, em muitos aspectos, temos sido vanguarda global em tecnologia.

É o caso, por exemplo, do IPS (Inboard Performance System), um revolucionário sistema de propulsão da Volvo Penta para embarcações. O IPS é o maior avanço para a empresa desde que a rabeta Aquamatic foi lançada em 1959.

O novo sistema faz com que embarcações sejam mais rápidas, ágeis, silenciosas, limpas e manobráveis como um carro de passeio, além de criar mais espaço a bordo para as acomodações. O sistema IPS utiliza hélices direcionadas para o sentido em que a embarcação está navegando. A Volvo Penta colocou hélices contra-rotantes instaladas no fundo do casco, proporcionando significativa melhora na performance comparada com o sistema de instalações tradicionais de eixo e hélice.

Lógica
As hélices voltadas para frente são totalmente lógicas. Ninguém havia tentado esta abordagem antes na indústria de embarcações de lazer. Como são montadas na extremidade dianteira da unidade de propulsão, as hélices podem trabalhar em águas tranqüilas e alcançar eficiência máxima. O empuxo da hélice fica absolutamente paralelo com o fundo da embarcação, de modo que toda a potência desenvolvida a impulsiona para frente. A eficiência é intensificada ainda mais em virtude da tecnologia de propulsão dupla com hélices contra-rotantes, já que as perdas de rotação são anuladas.

A capacidade de manobra em baixa velocidade de embarcações com sistemas tradicionais de eixo e hélice fica limitada porque o leme só é capaz de controlar parte do sopro da hélice – a maior parte da força impulsiona a embarcação para frente, e em linha reta. Com as suas unidades de propulsão orientáveis, o sistema IP oferece umamanobrabilidade completamente diferente.

Quando a unidade de propulsão é girada, todo o sopro da hélice, assim como toda a potência é voltada para a direção desejada. A embarcação fica mais rápida, mesmo em velocidades baixas, tanto para frente como para trás. Com o IPS, a Volvo Penta é a primeira empresa no mundo a oferecer uma tecnologia “fly-by-wire”.

Em velocidades altas, o foco concentra-se no prazer de navegar. A embarcação mantém uma trajetória estável, porém responde rapidamente aos comandos do piloto e possui um giro bastante firme.

A manobra é mais fácil e previsível, permitindo manter maior controle do percurso. O sistema proporciona melhoramentos comparado com embarcações equipadas com motores a bordo e eixo e hélice tradicionais. O IPS é 20% mais veloz, 30% mais econômico, tem 15% maior aceleração, 50% menos ruído e vibração, e é 75% mais rápido de ser instalado. Além disso, com o IPS o ruído de escape é totalmente eliminado e a manobrabilidade torna-se mais fácil.

Presidente da Volvo Penta Brazil