Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Lancelot- O primeiro cavaleiro e a primeira Singular 280

Notícias

Lancelot- O primeiro cavaleiro e a primeira Singular 280

Meu Barco 30/11/-0001
Compartilhar

O industrial Gilmar Paim Braga, 50 anos, passava todos os dias em frente  à loja Via Náutica, em São José, Santa Catarina, a caminho do trabalho e ficava admirado com a beleza da lancha Singular 280 exposta na loja. Um dia, preso no trânsito, decidiu parar e conferir de perto “o projeto maravilhoso” da embarcação, ficou encantado e fechou o negócio na hora, comprando o  casco número um do estaleiro Singular Boats.

Equipada com um motor MerCruiser 5.7 de 300 hp, a  nova Singular 280 substituiu a antiga Alternativa 630 de Gilmar , que ficou muito satisfeito com desempenho da embarcação na água. “Não é grande demais, tem uma ótima disposição e é super econômica”, conta, revelando que consegue um consumo, em média, de 45 l/h. “Ela tem um ótimo custo/benefício,” garante o lancheiro.

O modelo foi mantido com a mesma configuração que saiu da loja, com apenas o acréscimo de alguns equipamentos, como rádio mais potente e GPS mais moderno. A cor do casco também foi mantida: vermelha e branca; Mesmo sendo Gremista e honrando  o azul e branco do time, Gilmar quis manter a lancha na mesma cor em que a viu pela primeira vez. O nome da Singular 280 também foi gravado em vermelho: Lancelot. A alcunha foi escolhida por causa da história do cavaleiro do Rei Arthur e porque a esposa de Gilmar, uma artista plástica, tem um quadro que recebe o mesmo.

Além da esposa, fazem companhia para o capitão a bordo da lancha os três filhos, que gostam da velocidade da embarcação e acabaram convencendo o pai a deixar a vela de lado e investir num barco a motor para a família – original do Rio Grande do Sul, Gilmar costumava velejar muito com os amigos no Guaíba, mas os filhos “não queriam nada com vela”. O filho caçula é “parceirão” do pai e tem a mesma paixão pelo mar. O jovem de 19 anos cursa engenharia naval em uma universidade em Joinville e quis ganhar um jet ski, ao invés de um carro, quando entrou na faculdade. Pai e filho recentemente fizeram um passeio de moto aquática com os amigos em volta da ilha de Florianópolis.

Mais potência

Por enquanto os passeios de Gilmar a bordo de Lancelot são curtos, especialmente na Baía Sul, mas o navegador tem planos de ir mais longe, até Angra dos Reis, numa viagem em parceria com o irmão, que também tem uma lancha. Mas o projeto só poderá se  cumprir quando Gilmar pegar um barco com uma motorização mais potente. O novo barco deve ser outra Singular, mas dessa vez equipada com dois motores a diesel.

Ficha técnica - Singular 280
Comprimento: 8,55 m
Boca: 3,00 m
Calado: 0,50 m
Deslocamento: 2,5 T
Capacidade dia/noite: 10/4 pessoas
Pé-direito da cabine: 1,80 m
Pé-direito do banheiro: 1,75 m
Tanque de combustível: 300 l
Tanque de água doce: 180 l
Motorização: 1 x 300 hp a 380 hp / 2 x 120 hp a 260 hp

Marília Passos para Bombarco
Foto: Arquivo pessoal/Gilmar Paim Braga