Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Victory 315: Entrega técnica de 561 milhas náuticas

Blog

Victory 315: Entrega técnica de 561 milhas náuticas

Meu Barco 13/12/2013
Compartilhar

Na entrega técnica de um barco, o responsável pela venda explica ao proprietário todos os detalhes sobre a lancha, da ignição do motor até o funcionamento de aparelhos como a bomba de porão, incluindo a manutenção e uso correto do barco e seus componentes. E quando Eduardo Granda entregou a Edson Rogério de Souza uma lancha Victory 315 foi exatamente o que o dono e projetista do estaleiro fez, mas com a diferença de que a entrega durou três dias e foi feita entre a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e Bombinhas, Santa Catarina.

Encontrando a lancha certa

Há muito tempo interessado no mercado náutico, o catarinense Edson, 42 anos, decidiu finalmente comprar uma lancha e começou a pesquisar. Conheceu a Victory Yachts e, interessado na lancha Victory 315, fez o test-drive. Foi o próprio dono do estaleiro quem apresentou o barco a Edson, destacando a segurança e o conforto do modelo para navegar em alto mar. Era justamente o que novo lancheiro procurava: uma lancha que navegasse bem e fosse confortável. Mas o que convenceu o catarinense a fechar o negócio, foi o fabricante ter dito que a lancha poderia ir navegando do Rio de Janeiro, onde é fabricada, até Santa Catarina, onde ficaria ancorada.

Enquanto o barco ficava pronto – o projeto da Victory 315 passou por uma reforma que aumentou sua praça de popa – a tripulação se preparou para percorrer 561 milhas náuticas. Edson e o filho Lucas fizeram os cursos de Arrais e Mestre-Amador, se habilitando para pilotar o barco, e Eduardo planejou cada detalhe da viagem.

A viagem

Em 14 de novembro de 2013, às quatro da manhã, o trio partiu da Marina da Glória tendo o Guarujá, na Baixada Santista (SP), como primeiro destino. Edson conta que pegaram vento forte no primeiro dia, mas ficou impressionado e feliz porque a lancha não bateu e eles não se molharam. Estavam preparados para aquele tempo e tudo correu bem. Almoçaram em Ilhabela e seguiram para o Guarujá.

Tudo estava planejado para que os três navegantes dormissem em terra, em hotéis, mas acabaram por decidir passar a noite no barco, o que Edson garante ter sido uma boa experiência. A cabine acomodou bem e confortavelmente os três adultos, mesmo sem ar-condicionado – o proprietário explica que não optou pelo opcional por achar a cabine bem ventilada.

Nos dia seguinte, partiram do Guarujá até São Francisco do Sul, no Iate Clube de Capri. O plano era parar um pouco antes, mas as condições estavam favoráveis para seguir navegando mais um pouco. Pernoitaram mais uma vez no barco e, no dia seguinte, finalizaram o trajeto. No píer em Bombinhas, esperando os aventureiros, estavam amigos a família de Edson, a esposa Caroline e os dois outros filhos Gabriel e Erick.

O aprendizado

Edson explica que a viagem foi importante para que ele o filho aprendessem mais sobre o barco e sobre o mar, e elogia a gentileza de Eduardo Granda por ter se disponibilizado a levar o barco navegando até Bombinhas e compartilhado seus conhecimentos sobre navegação. “Durante o dia fomos navegando com dicas do Eduardo. À noite, ele passava a parte teórica do barco e de navegação em geral,” relembra o lancheiro. “Deu mais segurança para navegar,” completou.

Além de toda experiência adquirida, Edson também destaca as lembranças que ficarão para sempre na sua memória e na do filho: “Três dias sensacionais. As imagens estão gravadas na nossa mente... Coisa de filme!”.

O novo proprietário desembarcou em Bombinhas satisfeito com a escolha, garantindo que o barco, equipada com uma parelha de 200 HP, navega suave, um verdadeiro “cortador de mar”. O objetivo agora é aprender a navegar bem na região para ir mais longe no futuro.

Ficha técnica – Victory 315
Comprimento: 9,60 m
Boca: 2,96 m
Calado: 0,60 m
Pé-direito da cabine: 1,87 m
Deslocamento leve: 1.600 kg
Tanque de combustível: 570 l
Tanque de água doce: 100 l
Capacidade (dia/noite): 12/4 pessoas
Motorização máxima: 1 x 250 HP ou 2 x 150 HP
Motorização mínima: 2 x 300 HP
Preço: R$ 228.900,00 (montagem básicas com um motor 250 HP)

Leia também:

 

Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico.


Marília Passos para Bombarco
Fotos: Divugação/Victory Yachts