Sua mensagem foi enviada com sucesso!
19ª Circuito Conesul termina neste final de semana

Notícias

19ª Circuito Conesul termina neste final de semana

17/09/2010
Compartilhar

Considerado o mais importante evento da classe Oceano no Rio Grande do Sul, o Circuito Conesul de Vela de Oceano chega ao fim neste final de semana. A disputa - que teve início no último dia 10 de setembro no Clube Veleiro do Sul, em Porto Alegre, RS – está na 19ª edição e terminará com a realização das tradicionais regatas no Estado.

Com 90 milhas de percurso, o 40º Troféu Seival será a regata longa da competição. O trajeto, que percorre o rio Guaíba e a Lagoa dos Patos, é feito em parte à noite e normalmente exige bastante dos velejadores pelas condições de chuva e fortes ventos que apresenta.

A largada da prova será às 11h de domingo, 19, e a chegada na madrugada de segunda-feira, 20, data de Revolução Farroupilha e feriado estadual.

Destinado para veleiros das classes ORC Internacional e Bico de Proa, o Troféu Seival terá ao menos um participante da classe J-24: a Diferencial Sailing Team, que confirmou a sua participação na regata. A equipe gaúcha entrará na água com Nelson Ilha como capitão e Giorgia Rodrigues e Pedro Ilha na tripulação.

A segunda prova clássica que fechará o Circuito Conesul será a 21ª Regata Farroupilha para a classe RGS, com percurso de 45 milhas. Ambas terão largada na manhã de domingo, 19, e área de regatas no Rio Guaíba e Lagoa dos Patos. Para a classe Cruzeiro haverá o 13º Velejaço Farroupilha (barcos não medidos).


Troféu Seival

O Troféu Seival é disputado ininterruptamente desde 1970 e foi criado para homenagear os marinheiros farroupilhas que lutaram contra o Império do Brasil.Uma das particularidades desta regata que a torna uma prova difícil é a sua distância e as condições climáticas. O percurso é de 90 milhas, percorridas pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos. Parte do trajeto é feito à noite e às vezes sob condições duras de vento nesta época do ano. O Seival será destinado para veleiros das classes ORC Internacional e Bico de Proa.

Programação

Dia 18 - Sábado
13 horas – 2 Regatas barla-sota para as classes ORC I, J24 e RGS

Dia 19 - Domingo
11 horas - 40ª Regata Troféu Seival: ORC I e Bico de Proa monocascos,
21ª Regata Farroupilha: RGS e 13º Velejaço Farroupilha: Cruzeiro

Dia 20 – Segunda-feira
17 horas - Cerimônia de entrega de prêmios e encerramento

Redação: Bombarco
Fonte: Veleiros do Sul - www.vds.com.br
Foto: Divulgação/VDS