Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Abertura da Regional Final da Nations Cup da ISAF aconteceu ontem em Porto Alegre

Notícias

Abertura da Regional Final da Nations Cup da ISAF aconteceu ontem em Porto Alegre

24/03/2011
Compartilhar

A vaga da América do Sul para a Grand Final da Nations Cup ISAF - Copa do Mundo da modalidade Match Race – começa a ser disputada hoje, dia 24, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. A seletiva regional contará com as equipes do Brasil, Argentina e Peru.

A abertura oficial do evento aconteceu ontem, 23, na sede do clube Veleiros do Sul com presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; do secretário Municipal de Esporte e Lazer, Edgar Meurer; e, do secretário extraordinário da Copa de 2014, João Bosco Vaz, entre outras autoridades.

Em todo o mundo são feitas oito etapas regionais em cinco continentes. Os vencedores das seletivas disputam a final mundial.

Neste ano a Nations Cup Grand Final, da Federação Internacional de Vela (ISAF) será em Sheboygan, nos Estados Unidos, de 13 a 18 de setembro.

Na seletiva sul-americana o Brasil será representado na divisão Open (homens) com a equipe do comandante Henrique Haddad (RJ). E na divisão feminina por Juliana Senfft, do Veleiros do Sul (RS). A expectativa dos brasileiros é de um confronto bem disputado, mas estão confiantes na experiência de suas equipes.

As regatas de match race no Veleiros do Sul serão feitas com os barcos Elliott 6m, classe olímpica para mulheres, nas duas divisões. O formato da seletiva será a primeira fase de round robin, onde as tripulações se enfrentam todos contra todos por quatro vezes. O vencedor de cada divisão entrará direto para a final e o segundo e terceiro colocados disputarão a outra vaga. As regatas serão realizadas a partir das 10 horas.

As regatas são rápidas, duram em média de 15 a 20 minutos. São duas voltas velejando contra o vento e a favor do vento. As competições costumam ser próximas a terra, para possibilitar o acompanhamento das regatas pelo público.

Redação: Bombarco
Fonte: Veleiros do Sul – www.vds.com.br
Foto: VDS / Divulgação