Sua mensagem foi enviada com sucesso!
ACOBAR faz seminário “Tudo Sobre Construção Náutica” em São Paulo

Notícias

ACOBAR faz seminário “Tudo Sobre Construção Náutica” em São Paulo

04/10/2012
Compartilhar

A ACOBAR (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos) já está recebendo inscrições para o seminário “Tudo Sobre Construção Náutica”, que acontece dia 05 de novembro, em São Paulo. Com vagas limitadas e aberto aos profissionais do mercado náutico, estudantes universitários e associados ACOBAR, o evento terá cinco horas de duração, quando os palestrantes vão oferecer aprimoramento técnico nos Processos de Laminação Náutica, Motorização Náutica e Elétrica Náutica.

Os módulos, que serão apresentados pelos maiores especialistas brasileiros em construção náutica, foram um sucesso em sua rodada na sede da ACOBAR no Rio de Janeiro. O seminário faz parte do Núcleo ACOBAR para Formação de Mão de Obra, e tem como objetivo suprir a demanda do setor náutico por mão de obra qualificada, além de reunir a categoria em um ambiente de aprimoramento para o segmento.

Vice-presidente da ACOBAR, Jorge Nasseh é quem supervisiona e coordena os seminários.  Responsável pelo Núcleo e apresentador do primeiro módulo no Rio de Janeiro, Nasseh aponta que as indústrias hoje em dia necessitam de um treinamento mais formal. “As técnicas de construção tem evoluído frequentemente e cada vez mais construtores, técnicos e laminadores vão encontrar um mercado de trabalho mais competitivo,” afirmou o engenheiro.

Objetivando o desenvolvimento de parcerias com as principais empresas do mercado náutico, Roberto Brener, engenheiro e palestrante sobre elétrica, diz que a indústria brasileira está pronta para competir com o produto importado e garante: “Este seminário é o embrião de um currículo mínimo para que a nossa mão de obra esteja a altura desse desafio”.

Cada módulo vai abordar técnicas e processos de fabricação, apresentados por profissionais de relevância na área, associados da ACOBAR.

Primeiro módulo: Técnica e Prática de Laminação em Materiais Compostos - Edmundo Souto

Temas: História da construção de barcos em fibra de vidro; natureza / aplicação / vantagem do uso dos materiais compostos; requisitos de projetos e fabricação; matérias primas e resinas de laminação; fibra de reforço; Gelcoat; materiais de núcleo sanduíche; considerações de projeto; verificação do grau de cura das resinas poliéster; testes de Geltime; teor de fibra nos laminados; propriedades direcionais e métodos de construção em fibras de vidro; relação tensão x deformação; condições de fabricação; desenhando as linhas do barco; modelos e moldes; laminação manual / por spray-up / pelo método de infusão.

Segundo módulo: Tipos de circuitos elétricos em embarcações - Roberto Brener

Temas: Condutores elétricos (características, seção transversal, queda de tensão); sistemas de corrente continua (baterias – tipo/instalações, proteção); sistemas de corrente alternada em tomada de cais (normatização, ligação à terra, proteção), em geradores e em inversores (instalação e proteção); básico sobre aterramento.

Terceiro módulo: Instalações e Montagem de Motores - Ricardo Paragon

Temas: Padronização para instalação, padrões diferentes e pontos comuns de motores de centro, rabeta e motores de popa. Apostila com todos os motores e suas diferenças, bem como “apêndices” específicos para cada um deles.
O evento acontece no Novotel São Paulo Ibirapuera, das 17h às 22h, com intervalo.  Ao término do curso os inscritos recebem um certificado de participação emitido pela ACOBAR. A programação e as inscrições são feitas diretamente no site www.acobar.org.br

Serviço

Seminário Tudo Sobre Construção Náutica
Data: 05 de novembro de 2012
Horário: Das 17h às 22h
Local: Novotel São Paulo Ibirapuera
Rua Sena Madureira, 1355 – Vila Mariana, São Paulo
Preço: 220,00 (não associados) e R$ 150,00 (associados ACOBAR).
NÚMERO LIMITADO DE VAGAS.

Informações

ACOBAR (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos)
Rua Franklin Roosevelt, 194 grupo 608 – Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Tel: (21) 2262-2483 / E-mail: acobar@acobar.org.br

 

Redação Bombarco
Fonte: ACOBAR