Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ações de limpeza e proteção da represa Guarapiranga são anunciadas pelo Governo do Estado

Notícias

Ações de limpeza e proteção da represa Guarapiranga são anunciadas pelo Governo do Estado

28/12/2011
Compartilhar

O Governo do Estado de São Paulo anunciou ontem, dia 27, a operação “Nossa Guarapiranga – Programa de Proteção e Limpeza do Reservatório Guarapiranga”. Entre as melhorias anunciadas para um dos principais mananciais que abastece a região Metropolitana de São Paulo está a melhora da qualidade ambiental e redução de riscos à qualidade da água. Outros objetivos do projeto é conter a ocupação de áreas de preservação permanentes (APPs) e propiciar usos diversos da represa, como a prática de lazer e esportes náuticos.

A operação pretende recolher 20 m³ de resíduos por dia da Guarapiranga. Para isso, dez botes foram contratados para coletar a sujeira retida na represa e um barco será responsável pela realização do transbordo do lixo que será encaminhado para aterros sanitários regulares. Outra estratégia adotada para evitar que material descartado chegue à Guarapiranga é a instalação de onze “ecobarreiras” nos deltas dos principais córregos que deságuam na represa.

Em abril de 2012 está previsto que um barco de grande porte seja incluído no projeto para a coleta de lixo em uma profundidade de até 6 metros.

Também em abril, A Sabesp deverá adquirir uma segunda embarcação de grande porte para a retirada de macrófitas, ou algas, da represa. O crescimento excessivo destes seres vivos tem causado problemas ao abastecimento público, pois entopem as grades de captação. Além disso, as algas também prejudicam a prática de atividades náuticas e de lazer na represa. A fundação Unesp foi contratada para fornecer o plano de manejo e controle para a retirada das algas.

Cerca de um milhão de pessoas que vivem nas proximidades da represa serão beneficiadas diretamente com as obras do “Nossa Guarapiranga”. Outros dois milhões de habitantes que são abastecidos com as águas do manancial na região da Grande São Paulo receberão os benefícios da operação indiretamente.

A empresa contratada para a realização dos serviços, a VA Engenharia, já está operando no local. O investimento no projeto será de R$ 12,2 milhões ao longo da vigência do contrato, que segue até o outubro de 2013.

 

Redação: Bombarco
Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Foto: Ciete Silvério/Governo do Estado de São Paulo