Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Adolescentes em liberdade assistida começam, hoje, capacitação profissional na área náutica

Notícias

Adolescentes em liberdade assistida começam, hoje, capacitação profissional na área náutica

04/11/2011
Compartilhar

Os jovens com idade entre 14 e 17 anos, que estão em conflito com a lei, enfrentam diversas dificuldades e preconceitos. Em Florianópolis (SC), eles terão a oportunidade de fazer um curso de formação para trabalhar na área náutica a partir de hoje, dia 4. A proposta é do projeto Horizontes Velas, da Associação Horizontes, entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover o trabalho e renda por meio da educação.

Durante seis meses, o primeiro grupo de 15 adolescentes terá aulas de qualificação profissional para o setor náutico, noções de cidadania e emancipação. O curso abordará também a prática esportiva do iatismo e marinharia, com Bruno Fontes, iatista pentacampeão nacional da classe laser é um dos instrutores.

Os encontros acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, dando o total semanal de 10 horas e meia.

O projeto Horizontes Velas é sustentado pelo tripé educação-esporte-trabalho e busca instruir, aumentar a autoestima dos jovens, além de facilitar o ingresso deles no mercado de trabalho, seja na condição de aprendizes ou de empregados. No caso específico dos adolescentes em conflito com a lei, nosso principal objetivo é prepará-los para trabalhar no crescente mercado náutico de Florianópolis e região, e afastá-los, cada vez mais, das causas que os levaram à medida socioeducativa”, explica Marcos Molinari, vice-presidente da Associação Horizontes.

O projeto teve início em abril de 2010, mas esta é a primeira vez que será voltado aos jovens em liberdade assistida. O lançamento do formato foi feito no último dia 31, na Escola de Aprendizes de Marinheiros de Santa Catarina.

O Projeto busca ratificar a importância da medida de liberdade assistida como alternativa mais exitosa à inclusão social do adolescente em conflito com a lei. Por meio de uma proposta inovadora, estes adolescentes cumprirão suas medidas participando de atividades socioeducativas na Marinha do Brasil, encontrando ali um ambiente favorável ao resgate de valores positivos, a possibilidade de reconstrução de suas trajetórias e o desenho de um novo projeto de vida”, afirma Marcelo Rocha, presidente da Horizontes.

 

Veja também:


Redação: Bombarco
Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada