Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Anteprojeto de revitalização Marina da Glória é aprovado pelo IPHAN

Notícias

Anteprojeto de revitalização Marina da Glória é aprovado pelo IPHAN

08/03/2013
Compartilhar

A REX, que detém a concessão da Marina da Gloria, localizada no Parque do Flamengo, na Zona Sul do Rio, recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a aprovação do anteprojeto que propõe a revitalização do local. Com a decisão, a empresa se dedicará à elaboração do projeto executivo.

Seguindo os trâmites legais, no âmbito do licenciamento ambiental do projeto, haverá amplo debate com a comunidade, por meio da realização de audiências públicas. E a implementação do projeto depende também da aprovação da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) que está analisando o projeto já submetido.

O novo projeto promove a integração da Marina com o Parque do Flamengo, e resgata elementos contemplados no projeto do Parque do Flamengo de 1965 (projeto original) que nunca foram executados. O bosque de piqueniques será revitalizado, as ciclovias expandidas, os atuais acessos serão ampliados e melhorados. O número de vagas náuticas será ampliado das atuais 330 para 450.

Será construído em parceria com a CEDAE, novo cinturão de águas pluviais para solucionar o problema de lançamento de esgoto in natura na enseada da Marina da Glória, ocasionado por ligações clandestinas. A enseada da marina, que atualmente está assoreada, será dragada.

A revitalização da Marina proporcionará uma nova infraestrutura para a realização de exposições, eventos culturais e náuticos, com lojas de conveniência, restaurantes e serviços.

A previsão de conclusão das obras de revitalização é de 24 meses após a obtenção de todas as licenças necessárias.

Os proprietários de embarcações que utilizam a Marina da Glória serão avisados com antecedência sobre o início das obras. A REX sugerirá outros locais adequados para receber os barcos durante esse período.

 

Redação Bombarco
Fonte: Grupo Máquina PR
Fotos: Divulgação