Sua mensagem foi enviada com sucesso!
APA Costa dos Corais completa 15 anos

Notícias

APA Costa dos Corais completa 15 anos

24/10/2012
Compartilhar

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais completou 15 anos, no dia 23 de outubro. Localizada entre os municípios de Tamandaré (PE) e Paripueira (AL), a área, que possui 135 km de costa, é considerada a maior Unidade de Conservação Federal Marinha em extensão e a primeira a incluir recifes costeiros no país. Ao todo, a APA Costa dos Corais abrange mais de 413 mil hectares da costa do nordeste brasileiro.

O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e os peixes-boi.

Desde 2011, a unidade de conservação conta com a parceria da Fundação Toyota do Brasil, que, por meio do Projeto Toyota APA Costa dos Corais, visa a conservação e sustentabilidade da área, com apoio às iniciativas locais, ações de monitoramento e fiscalização ambiental.

Durante esses 15 anos, a APA tem concentrado esforços para garantir a proteção dos recifes de corais e arenitos, bem como a fauna e flora associadas, com ações que impeçam o uso desordenado dos recursos naturais. Exemplo disso foi a criação de uma reserva marinha na cidade de Tamandaré, onde atividades de pesca e turismo são proibidas. Em 13 anos de isolamento, a área já apresenta resultados surpreendentes na conservação dos corais e na reprodução dos peixes, garantindo benefícios diretos para a pesca e o turismo da cidade.

Com apoio da Fundação Toyota do Brasil, também foi possível estabelecer parceiras com quatro organizações não governamentais que desenvolvem atividades complementares na APA de forma a preservar a diversidade biológica, promover educação ambiental e garantir o desenvolvimento do turismo sustentável de base comunitária. O Instituto Recifes Costeiros (Ircos) realiza o monitoramento e controle da área fechada em Tamandaré, com o objetivo de eliminar a pesca e turismo ilegais, além de contribuir para a comunidade científica, pois já publicou resultados de pesquisas em diferentes jornais especializados nacionais e internacionais.

Outras parcerias são com o Instituto BiomaBrasil, a Associação Peixe-boi Marinho e a Cooperativa Náutica Ambiental, que vêm realizando capacitações de professores e gestores municipais, regularizando passeios de observação dos peixes-boi, ordenando o turismo marinho de contemplação em áreas permitidas e promovendo a qualificação e formação de profissionais das comunidades locais.

Redação Bombarco
Fonte: Printer Press
Fotos: Divulgação