Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ar condicionado para barcos, quanto custa e cuidados para mantê-lo funcionando

Notícias

Ar condicionado para barcos, quanto custa e cuidados para mantê-lo funcionando

27/12/2013
Compartilhar

Ar condicionado deixa a vida dentro das cabines dos barcos muito mais refrescante e agradável, especialmente quando lidamos com o calor dos trópicos, por isso é preciso cuidar muito bem do aparelho instalado no seu barco. Para garantir que você mantenha a máquina funcionando e o ventinho gelado constate, pegamos algumas dicas com Alexandre Cases, da Homme Náutica, loja que vende, instala e faz manutenção de ar condicionado.

Atualmente, os aparelhos de ar condicionados mais procurados do mercado são os eletrônicos, pois são muito mais práticos de instalar, usar e manter, já que eles avisam quando estão com algum problema e onde o problema está localizado, conta Cases.

Quem tem uma embarcação de pequeno ou médio porte pode optar por um modelo compacto, que tem as unidades condensadora e evaporadora junta. Já quem tem lanchas de grande porte deve optar pelos modelos split, que tem essas duas unidades separadas como indica o nome, e, apesar de mais caro, é mais eficiente.

> Encontre empresas especializadas em refrigeração no Guia de Empresas Bombarco

Escolher a potência certa para o aparelho é importante para que ele funcione com eficiência, não resfriando o ambiente demais ou se sobrecarregando para esfriar o ambiente o suficiente. Para decidir a potência certa são levados em consideração alguns fatores, explica Cases: o modelo do barco, o isolamento térmico que ele tem e em qual ambiente o aparelho será instalado. Se o aparelho de ar condicionado for instalado no salão, onde a circulação de ar é maior, a potência do aparelho também deve ser maior, mas, se o ambiente escolhido for uma cabine fechada, a potência não precisa ser muito grande.

Cases explica que os equipamentos, na grande maioria dos casos, são alimentados por geradores, mas que sistemas mais compactos permitem que sejam ligados na bateria.

Os preços dos aparelhos variam entre R$ 9,5 mil e 12,5 mil, e a instalação, que depende do tamanho do barco, fica em média R$ 2,5 mil. O tempo do serviço depende de quão complexo o projeto é. Um aparelho compacto em apenas um camarote pode ser instalado em cerca 10 horas, por exemplo.

Manutenção e higienização


Como todo aparelho elétrico, os aparelhos de ar condicionado podem apresentar problemas, mas dois cuidados básicos ajudam a mantê-lo em bom estado: lavar e higienizar.

Cases explica que os fabricantes aconselham a lavar o aparelho a cada 30 dias com água doce para evitar que resíduos comprometam o sistema de resfriamento do ar. Não é preciso usar nenhum produto na ação, apenas água doce e limpa faz o trabalho.

A higienização dos filtros é importante para funcionamento eficiente do aparelho e para a saúde dos ocupantes do barco, já que micro-organismos podem ficar acumulados ali e causar doenças respiratórias.

Cases afirma também a que é importante  contratar para a instalação uma empresa que tenha um bom pós-venda, pois assistência dada por ela minimiza qualquer problema que se possa ter depois que o aparelho esteja instalado.

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco


> Pesquise os diversos modelos de lanchas, veleiros, jet skis e barcos de pesca à venda nos Classificados do Bombarco!


Marília Passos para Bombarco
Foto: Divulgação/Homme Náutica