Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Argentinos conquistam o Sul-Americano de J24

Notícias

Argentinos conquistam o Sul-Americano de J24

23/11/2009
Compartilhar

A equipe argentina, comandada por Alejandro Rossi, venceu o Campeonato Sul-Americano da Classe J24 que encerrou neste sábado (21), no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS). O comandante brasileiro, Maurício Santa Cruz, do Rio de Janeiro, conquistou a vice-colocação. Já o uruguaio Diego Garcia, que começou a competição na liderança, ficou em terceiro lugar.

As três regatas finais renderam muitas emoções e também muita disputa entre os cinco primeiros colocados no campeonato. Houve até um duelo de barco contra barco entre o campeão e o vice. De quarta-feira (18) a sábado (21), foram realizadas nove regatas, com a participação de 14 barcos do Brasil, Argentina, Peru e Uruguai.

Ao cruzar a linha de chegada em terceiro lugar na nona regata, a tripulação do barco Shark comemorou aos gritos a vitória no campeonato. Em seus 15 anos da classe J24, essa era a primeira vez que Rossi, 34, havia conquistado o título sul-americano. “O adversário brasileiro ofereceu dura batalha na raia, era importante velejar com muita velocidade e atento às mudanças do vento. Santa Cruz é tricampeão mundial e por isso esperava muita disputa”, comentou o timoneiro argentino. Outra dificuldade apontada por Rossi foram as condições do tempo. “A raia era complicada, com vento muito inconstante, tanto na direção como na intensidade e ainda com chuvas.”

O carioca Maurício Santa Cruz, o Santinha, 35, andou melhor nas últimas regatas, mas não foi o suficiente para chegar ao título. Santinha lamentou ter largado escapado numa das regatas do primeiro dia. “Faltou um pouco de tranquilidade no começo. Corri com uma tripulação que não é a minha e nesta classe o entrosamento é muito importante, embora todos os que estavam comigo aqui são de excelente nível”, comentou o atual campeão do mundo de J24, que tinha na sua equipe André “Bochecha” Fonseca, Marcos Grael, Geórgia Rodrigues e Frederico Sidou.

Depois do tempo ruim na semana, que levou até o cancelamento das provas na quinta-feira (19), as condições ficaram favoráveis no sábado. O vento no Guaíba foi de direção leste na média de 12 nós de intensidade. Este fator contribuiu para o melhor desempenho técnico dos competidores. A edição de 2010 da competição será realizada entre 15 a 20 de novembro em La Punta, Callao-Lima, no Peru.



Classificação final

1º lugar: Alejandro Rossi - Shark (ARG), 18
2º: Maurício Santa Cruz – Bruschetta (BRA/RJ), 21
3º: Diego Garcia - (URU), 26
4º: André Streppel – Meu Guri (BRA/RS), 40
5º: Cláudio Ruschel – Surfer 4 (BRA/RS), 44

 


Redação Bombarco
Fotos: Ricardo Pedebos/Divulação/VDS


Confira Veleiros à venda nos Classificados Bombarco!