Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Austrália cria maior conjunto de reservas marinhas do mundo

Notícias

Austrália cria maior conjunto de reservas marinhas do mundo

19/11/2012
Compartilhar

O governo australiano aprovou e incluiu em sua legislação, na quinta-feira, 15 de novembro, um projeto para a criação do maior conjunto de reservas marinhas do planeta, que cobrirá uma área de mais 2,3 milhões de km² no oceano, incluindo o Mar de Corais, o que equivale a mais de um terço do território marítimo da Austrália.

O ministro do Meio Ambiente australiano, Tony Burke, afirma que a Austrália tem a responsabilidade por uma maior parte do oceano que qualquer outro país.

“A Austrália é o lar de incríveis ambientes marinhos, incluindo o Cânion de Perth, no sudoeste, e os deslumbrantes recifes do Mar de Corais. E esse anúncio consolida a posição da Austrália como líder mundial em proteção ambiental,” afirmou Burke.

O ministro completou, citando alguns animais marinhos em perigo que habitam as águas australianas, como a tartaruga-verde, a baleia-azul, a baleia-franca-austral, o leão marinho australiano e o tubarão-baleia.

Oposição

O projeto inclui restrições sobre pesca e exploração de petróleo e gás na área delimitada. E para compensar as empresas de pescas afetadas, Burke anunciou que serão liberados AU$ 100 milhões em subsídios e garantiu que as reservas terão um impacto de menos 1% na produção dessas empresas.

Mesmo assim, grupos que defendem os interesses da indústria da pesca na Austrália se opuseram ao projeto, afirmando que o impacto será maior e as perdas serão milionárias, arruinando muitos pescadores.

 

Redação Bombarco
Fonte: Australia Government e BBC Brasil
Fotos: Richard Ling
- Creative Commons