Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Bahia Marina capacita equipe para agir em situações de vazamento de óleo

Notícias

Bahia Marina capacita equipe para agir em situações de vazamento de óleo

30/08/2013
Compartilhar

Na última quarta-feira, 28 de julho a Bahia Marina realizou um simulado de proteção ambiental com seus marinheiros e equipe de operações. A ação faz parte do Plano de Emergência Individual (PEI), um programa para resposta a derrames de óleo na sua bacia de atracação e entorno, e foi ministrada pelo gerente de Operações da empresa HidroClean Proteção Ambiental, Marcio Marciel.

Este simulado preventivo teve como objetivo preparar equipes para agir na contenção e recolhimento, em caso de derramamento de óleo na área de responsabilidade da Bahia Marina. Ele foi realizado em dois momentos, o primeiro com explicações teóricas, quando os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e o segundo, na bacia de atracação da Marina, onde ocorreu a parte prática.

Para simular o óleo, um produto absorvente biodegradável (sphag sorb), que não prejudica o meio ambiente, foi jogado ao mar, e em seguida a equipe entrou em ação, retirando todo produto do local, utilizando uma barreira absorvente, que impede a propagação da mancha. Além da HidroClean, o coordenador das ações de resposta do PEI, Fernando Valério, ajudou na simulação.

Segundo Marcio Maciel, “a equipe da Bahia Marina respondeu muito bem ao simulado, e está pronta para atender a situações de emergência com derramamento de óleo”, afirma.  Valério completa ainda que outros cursos e simulados preventivos continuarão sendo realizados para manter os bons resultados da Marina, que não tem em seu histórico acidentes com vazamentos do produto no mar.

Redação Bombarco
Fonte: Bahia Marina
Fotos: Divulgação