Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Barracuda participa da Conferência da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval

Notícias

Barracuda participa da Conferência da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval

26/10/2010
Compartilhar

A Barracuda apresenta, nesta terça-feira, 26, trabalho inédito na Conferência da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) sobre a substituição de superestrutura metálica por peças construídas em material composto pelo método de infusão a vácuo.

O reaproveitamento de navios de aço e sua conversão para utilização como iates tem se mostrado um mercado promissor em vários países durante os últimos anos. O atrativo financeiro em reutilizar parte da estrutura metálica dos cascos de navios de porte médio tem motivado um crescente interesse por esta transformação.

Muitas embarcações de uso militar na faixa de 60 metros de comprimento (200 pés) e mil toneladas de deslocamento têm grande afinidade com sua adaptação para embarcações de luxo. O uso de materiais compostos na conversão destes cascos tem apresentado várias vantagens quando comparado com o uso de materiais metálicos. Estes materiais sintéticos, quando projetados utilizando estruturas sandwich, construídas pelo processo de infusão a vácuo podem ter resistência semelhante aos materiais metálicos com uma fração do seu peso.

Os materiais compostos também são perfeitos para se construir formas complexas que possibilitem um ganho arquitetônico no conjunto final do casco e superestrutura. Este trabalho mostra o caso da conversão de um navio patrulha em um iate, onde toda a superestrutura foi projetada pelo método dos elementos finitos e construída em sistema sandwich com fibras de vidro e de carbono pelo processo de infusão a vácuo.

Redação: Bombarco
Fonte: Barracuda – www.barracudatec.com.br
Foto: Barracuda / Divulgação