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Beneteau Brasil apresenta nova planta de laminação em Angra dos Reis

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Beneteau Brasil apresenta nova planta de laminação em Angra dos Reis

06/03/2013
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No sábado, 2 de março, a Beneteau Brasil apresentou o novo galpão laminação de sua fábrica brasileira em Angra dos Reis, e o Bombarco esteve lá para conferir de perto as novas instalações da fábrica, inaugurada em 2012. No total o investimento da empresa francesa no Brasil foi de R$ 18 milhões. O galpão conta com o molde dos modelos Gran Turismo 34 e Gran Turismo 38, que já começaram a ser produzidas no Brasil. No dia do evento, podia-se ver uma lancha GT 38 no processo de laminação.

Com o novo galpão, o número de funcionário da fábrica brasileira praticamente dobra. Além dos nove funcionários que já estavam na montagem, mais oito pessoas estão trabalhando na laminação, e a equipe ainda deve crescer. Parte do investimento da Beneteau foi a capacitação dos funcionários brasileiros, 14 pessoas foram enviadas à França para treinamento na matriz da empresa, em Challans. Thiago Mance foi um deles.

Mance passou quase dois anos, entre idas e vindas, se especializando na matriz e voltou como responsável pelo ateliê de laminação. Alguns franceses também vieram para o Brasil para trazer o know how, como é o caso de Sylvain Bodin, atual gerente de logística da fábrica brasileira.

Mance e Bodin apresentaram todo o processo de fabricação, desde a aplicação do gelcoat no molde antes da aplicação da resina, até instalação da última peça da linha de montagem. Mance explica que o galpão de laminação funciona como um fornecedor para a equipe de montagem, produzindo os cascos conforme a demanda. Pode-se notar extrema organização na montagem das lanchas. Bondin apresenta o estoque e explica que cada etapa da montagem de cada embarcação tem uma lista com cada peça que o funcionário precisa pegar. Setas no chão também ajudam a sinalizar se ainda há algo para realizar naquela fase.

No total, uma lancha leva 60 dias para passar por todos os processos dentro da fábrica e sair de lá pronta para o cliente, mas a expectativa é que esse tempo diminua conforme as equipes encontrem o ritmo ideal de trabalho. A fase de laminação atualmente leva nove dias.

Espera-se que a produtividade da fábrica triplique com a inauguração do novo galpão e a chegada de novos funcionários, chegando a meta anual de 60 barcos por ano.

Diretoria

Além da equipe da Beneteau Brasil, entre trabalhadores da fábrica e representantes da marca, também estiveram presentes no evento Marcos Soares e Loïc Gélébart, CEO da Beneteau Brasil e diretor da fábrica, respectivamente.

“Produzir peças laminadas no Brasil vai nos permitir alcançar objetivos de custos mais competitivos para o mercado brasileiro,” disse Gélébart, outro francês que a Beneteau enviou para trabalhar na implantação da fábrica brasileira.

“O Brasil é um dos focos da Beneteau para o desenvolvimento de novos mercados. Hoje, nosso barco é 60% fabricado no Brasil e o restante na matriz. Queremos aumentar a produção de barcos no país,” disse Marcos Soares. O CEO explica também que o investimento da Beneteau no Brasil visa atender a demanda de todo o mercado da América do Sul.

 

Saiba mais sobre a Beneteau Brasil:

 

 

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Bombarco e Divulgação