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Beto Pandiani e Igor Bely adiam partida de travessia do Atlântico

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Beto Pandiani e Igor Bely adiam partida de travessia do Atlântico

07/03/2013
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As condições meteorológicas e os testes no veleiro Picolé mudaram o cronograma inicial de Beto Pandiani e Igor Bely para sua travessia do Atlântico, agora os velejadores brasileiros partirão da África do Sul, no dia 15 de março e não no dia 10. A dupla já está na Cidade Cabo trabalhando no barco e se preparando fisicamente para a viagem de 5.000 milhas náutica (9.260 km) até Ilhabela, que vai exigir muito deles e do veleiro Picolé.

"Os preparativos da viagem começam um ano e meio antes, com a construção do barco. Isso inclui a escolha dos equipamentos, da equipe e o orçamento, que tem que ser conseguido com a venda das cotas de patrocínio. Uma vez tudo pronto, enviamos tudo para a África do Sul e aqui começamos a fase da execução. O barco sempre precisa de ajustes, principalmente um catamarã como o nosso, que é novo e nunca viu o mar. Muitos equipamentos estão sendo adquiridos agora, como balsa salva vidas, fogos e reforços", contou Beto Pandiani.

Os testes da embarcação e os primeiros treinos ocorrem nessa semana, na Cidade do Cabo. A montagem do veleiro Picolé exige atenção e cuidados. O barco recebe pequenos reforços e adaptações na asa onde fica a barraca. Além disso, a equipe de Beto Pandiani cuida da instalação da parte elétrica, configuração dos eletrônicos, adesivagem dos logotipos e ajustes nas velas que serão usadas na travessia.

Beto Pandiani e Igor Bely aproveitam uma brecha nos preparativos para repousar. "A adaptação do sono vai acontecer somente na viagem, agora a ordem é descansar bem, se alimentar corretamente e guardar energia. Não há como simular uma viagem como a nossa. Contamos com a experiência e a memória do corpo."

O veleiro

O Picolé tem 24 pés (oito metros) e é feito todo em carbono para suportar condições adversas. O veleiro de dois cascos foi construído no estaleiro alemão Eaglecat. O modelo é adaptado às experiências de viagem da dupla e é híbrido, ou seja, não existe outro igual no mundo.

A Travessia do Atlântico tem o patrocínio de Semp Toshiba, apoios de Mitsubishi, Red Bull e Certisign. Os colaboradores são Reebok, BL3, Sta Constância, Azula, North Sails e Track and Field.

Saiba mais sobre Beto Pandiani e travessia do Atlântico:



Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: Maristela Colluci