Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Notícias

Biel sai na frente do Wind Brasil Fortaleza

26/11/2009
Compartilhar

O cearense Gabriel Browne, de 18 anos, saiu na frente na briga pelo título da 13ª edição do Wind Brasil Fortaleza – Mundial de Formula Windsurf, que começou nesta quarta-feira (25) e prossegue até domingo (29). Biel, como é chamado, venceu uma das três regatas e ficou em segundo lugar nas outras duas no primeiro dia de competições realizada na raia montada em frente ao Marina Park Hotel.

O jovem atleta soma cinco pontos perdidos, contra 11 do italiano Alberto Menegatti, segundo colocado na classificação geral. Em terceiro lugar está o catarinense Wilhelm Schurmann, ganhador da terceira prova do dia, com 12. "Estou bem contente, pois tive um início de campeonato melhor do que esperava. Mas não podemos esquecer que ainda tem muita competição pela frente e preciso me manter focado”, analisou Biel.

O representante do Ceará é o mais novo velejador a figurar na lista do seleto grupo dos 16 melhores do ranking mundial da classe Formula. Ocupa a nona colocação, segundo a International Formula Windsurfing Class (IFWC). Em 2008, ele foi vice-campeão do Wind Brasil Fortaleza, atrás apenas do argentino Gonzalo Costa Hoevel. “A cada ano venho melhorando minha posição. Tomará que melhore agora também”, disse. Caso vença, Biel será o primeiro brasileiro a subir ao degrau mais alto do pódio nos 13 anos em que a competição é realizada no Ceará.

Wilhelm Schurmann também não escondeu o contentamento quando saiu do mar. A vitória na terceira e última regata do dia o colocou entre os três melhores na classificação geral e o deixou mais confiante para o restante da disputa. “Este primeiro lugar serviu para me mostrar que dá para brigar pelo título até o fim”, afirmou o catarinense, que terminou em quinto e em sexto lugares nas duas primeiras provas realizadas nesta quarta. Ele tem no currículo dois título mundiais na classe Fórmula Light.

Outros destaques do primeiro dia do Wind Brasil Fortaleza 2009 foram o italiano Alberto Menegatti, que alcançou um segundo, um terceiro e um sexto lugares, respectivamente, e o campeão mundial de 2000 e de 2008, Wojtek Brzozowski. O campeão mundial da classe RS:X, Ricardo Winicki, o Bimba, não foi bem na estréia e terminou o dia em 11º lugar, com 33 pontos perdidos.


Classificação (após 3 regatas)

1º lugar: Gabriel Browne (BRA), 5 pontos perdidos
2º: Alberto Menegatti (ITA), 11
3º: Wilhelm Schurmann (BRA), 12
4º: Jesper Vesterstrom (DEN), 14
5º: Steve Allen (AUS), 19
6º: Victor Melo (BRA), 20
7º: Paulão dos Reis (BRA), 21
8º: Fábio Melo (BRA), 24
9º: Dennis Little (NED), 26
10º: Wojtek Brzozowski (POL), 32


Redação Bombarco
Foto: Luiz Doro/adorofoto