Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Bombarco participa de GT Náutico de Bertioga através de CEO

Notícias

Bombarco participa de GT Náutico de Bertioga através de CEO

13/03/2014
Compartilhar

O munícipio de Bertioga, litoral de São Paulo, criou no fim de 2013 um Grupo de Trabalho do Setor Náutico, que tem como meta inserir a cidade no cenário náutico nacional com uma proposta de “criar uma cultura de planejamento e ordenamento do setor para que as empresas possam existir com segurança e controle ambiental”.

Bombarco

O CEO e fundador do Bombarco, Marcio Ishihara participou da segunda reunião do GT Náutico, realizada em 25 de fevereiro de 2014. Idealizador do Bom Marinheiro, que dará treinamentos gratuitos para marinheiros de esporte e recreio do estado de São Paulo, Ishihara aproveitou para reforçar a importância do projeto para o mercado.

Existe o objetivo de realizar alguns dos treinamentos em Bertioga, como forma de começar a sedimentar o fofo náutico no município.

Saiba mais sobre o Bom Marinheiro no site www.bommarinheiro.com.br.

GT Náutico de Bertioga

A primeira reunião do GT Náutico foi realizada em dezembro de 2013 e contou com uma apresentação das metas do Grupo. Participaram, entre outros, Bolívar Barbanti, Diretor de Operações Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, e Marisa Roitman, Secretária de Meio Ambiente do município.

Roitman destacou a importância que o setor náutico representa para a geração de emprego, renda e tributos e que a união do segmento propicia e fortalece a criação de uma política específica para alavancar e estruturar a atividade.

A Secretária falou ainda do Licenciamento Ambiental de Marinas e Garagens Náuticas, que permitirá que estruturas de apoio existentes se regularizem e que novos empreendimentos surjam com segurança jurídica.

Bolívar e Roitman também apresentaram a ideia de realizar uma feira náutica de serviços, com o intuito de atrair representantes do segmento de prestação de serviços náuticos para Bertioga e estimular o mercado local.

Rodrigo Lacerda Guerreira, Diretor da Secretaria de Turismo, falou da necessidade resolver a situação do atracadouro para os barcos de pesca esportiva de frete. O atracadouro atual da balsa será removido e ainda não há um local oficial para atracar os barcos de frete, que representam um importante segmento no setor náutico, com mais de 80 embarcações.

Falou-se também sobre a necessidade de implantação de píeres públicos para atrair turistas para o comércio local e o projeto do Shopping Náutico, desenhado pelo Rui Otake, que prevê bares, restaurantes e comércio náutico.

Bolívar Barbanti explicou sobre o convênio firmado com a Capitânia dos Portos com o objetivo de incrementar a fiscalização de embarcações: a Guarda Ambiental Municipal recebeu treinamento da Marinha do Brasil e deverá fiscalizar questões que envolvem documentação da embarcação e habilitação do comandante, zoneamento, área de fundeio e velocidade das lanchas. Para tanto, foi adquirido um radar de longo alcance que será utilizado para medir a velocidade das embarcações no Canal de Bertioga e rio Itapanhaú. Nessa primeira etapa, a fiscalização será educativa e depois passará a ser punitiva.


Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico.


Redação Bombarco
Fonte: GT Náutico de Bertioga
Foto: Bombarco