Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Brasileiros tentam bicampeonato da Volvo Ocean Race

Notícias

Brasileiros tentam bicampeonato da Volvo Ocean Race

15/09/2011
Compartilhar

A tarefa de Horácio Carabelli no Team Telefónica da Espanha é fundamental para uma campanha de Volta ao Mundo. O projetista foi escolhido pelos ibéricos para ser o diretor técnico do time e acompanhar o antes, o durante e o depois da campanha na Volvo Ocean Race 2011/2012. O especialista se junta ao outro brasileiro, Joca Signorini, na tripulação.

A principal característica do trabalho de Horácio, uruguaio radicado no Brasil, é a de abranger várias funções em uma só e em diferentes etapas. Uma parte fundamental foi durante o desenvolvimento do barco, quando o especialista fez a coordenação entre a equipe de regata e o escritório de projetos.

Entrosado com a tripulação do Telefónica, o velejador sabe que a responsabilidade que carrega é maior, principalmente pelo título que defende. Na última edição, Horácio Carabelli estava no Ericsson 4, de Torben Grael, campeão da VOR em 2008/2009, ao lado de Joca Signorini.

Ajuda à Itajaí

O projetista teve um papel decisivo na escolha de Itajaí como uma das sedes da VOR. Horácio Carabelli nasceu no Uruguai, mas mora em Florianópolis (SC) desde os 15 anos. A ajuda surtiu efeito e o velejador aposta em um evento de alto padrão na cidade catarinense.

Classe C30

Horácio Carabelli está em um projeto paralelo à Volvo Ocean Race. Especialista em barcos, o velejador criou o novo C30. A embarcação de 30 pés foi desenvolvida para atender o mercado de vela oceânica da América Latina em expansão. A estreia dos veleiros one design ocorre neste sábado, dia 17, em Ilhabela.

Volvo Ocean Race

A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante, em 29 de outubro de 2011, e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).

Seis equipes já estão confirmadas na disputa e os preparativos seguem a todo vapor nas paradas para que em outubro seja dada a largada para uma das maiores provas da vela mundial.

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto:
María Muiña / Team Telefónica