Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Búzios Sailing Week: Peter Dirk Siemsen vence com veleiro Angela Star

Notícias

Búzios Sailing Week: Peter Dirk Siemsen vence com veleiro Angela Star

01/04/2013
Compartilhar

Entre os dias 28 a 30 de março, foi disputada a Búzios Sailing Week, em Armação de Búzios, no litoral fluminense. A competição contou com quatro regatas bastante técnicas, sob ventos de quadrante sul, de 6 a 30 nós, e muitas vezes com chuva sobre a raia. Na categoria ORC Geral, a principal do evento, o Grand Soleil 46 "Angela Star VI" (ICRJ), de Peter Dirk Siemsen, se sagrou campeão.

Com seu neto Francisco no timão, Peter participou de todas as regatas e foi voz ativa na tripulação. "Velejar é minha vida e estou muito contente com o título aqui em Búzios. O barco novo mostrou que é muito bom e a tripulação, como sempre, velejou bem e com vontade de vencer", declarou o comandante de 83 anos que é um dos únicos velejadores do mundo a possuir o prestigiado troféu Beppe Croce da Federação Internacional de Vela (ISAF), por sua contribuição para o esporte.

Com uma flotilha de 17 barcos, a categoria ORC foi palco das maiores disputas. No pódio, ao lado da tripulação do "Angela Star" estavam também os velejadores do Beneteau First 40.7 "V8Nitro" (ICRJ), do comandante Paulo Treu, segundo colocado, e os gaúchos do Soto 40 "Crioula" (VDS), terceiro.

Na disputa interna dos velozes e modernos Soto 40, o "Crioula" do Veleiros do Sul, comandado por Samuel Albrecht, levou a melhor sobre o rival "Magia V/Energisa" (RYC), de Torben Grael. Em terceiro ficou o "Carioca25" (ICRJ), de Roberto Martins com André Mirsky na tática.

Na categoria IRC, uma nova opção de regra de medição de rating no Brasil, o pódio foi exatamente igual ao da classe Soto 40 com os três melhores sotos no topo da tabela: "Crioula", "Magia V/Energisa" e "Carioca25". "Apesar da trabalheira que é trazer o barco, para nós é sempre muito gratificante vir lá do sul e competir aqui em Búzios. Vencendo então nem se fala", disse um sorridente Samuel Albrecht.

Nas sub-categorias da ORC a disputa também foi acirrada. Na ORC 500 o campeão foi também o "Angela Star VI", de Siemsen; na ORC 600 o vencedor foi o "V8Nitro", de Paulo Treu; e na ORC 650 deu o Skipper30 "Maestrale" (ICRJ), do comandante Adalberto Casaes. Na categoria RGS os aspirantes do Grêmio de Vela da Escola Naval se destacaram com o primeiro e o terceiro lugar em Búzios. O "Brekelé" (GVEN), comandado pelo aspirante Cobellas foi o primeiro. O barco de Niterói "Xekmat" (CNC), de Roberto Bailly, foi o segundo e o "Quiricomba" (GVEN), sob o comando do aspirante Arytan, o terceiro.

Para Alain Joullié, comodoro do Iate Clube Armação de Búzios, o evento mostrou sua força. "Apesar de não termos tido nenhum tipo de ajuda neste ano, nem da prefeitura ou de patrocinadores, novamente realizamos um campeonato de alto nível e, apesar de alguns dias nublados, só a Sexta-Feira Santa com muito sol e as águas transparentes de Búzios já fez a alegria daqueles que estiveram aqui conosco nestes dias, competindo ou acompanhando o evento. No ano que vem espero ver todos novamente e ainda mais barcos e velejadores nesta que é considerada uma das melhores raias para se velejar no planeta", declarou o comodoro e anfitrião.

A Búzios Sailing Week 2013 foi organizada pelo Iate Clube Armação de Búzios (ICAB), com o apoio da  Federação de Vela do Rio de Janeiro (FEVERJ) e da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).

 

Redação Bombarco
Fonte: Velassessoria
Fotos: Gonzalo Arselli