Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Búzios Sailing Week reúne mais de 200 velejadores nas disputas das regatas de monotipos

Notícias

Búzios Sailing Week reúne mais de 200 velejadores nas disputas das regatas de monotipos

04/06/2013
Compartilhar

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, foi realizada a Búzios Sailing Week para veleiros monotipos, no Iate Clube Armaçãode Búzios. Mais de 200 velejadores participaram da competição que reuniu as classes Optimist, Laser Radial, Laser Standard, Laser 4.7, Snipe, Dingue, 420, 49er e 49er FX. Grandes nomes da vela como Martine Grael, Fernanda Decnop, Maurício Santa Cruz e Ivan Pimentel estiveram presentes e levaram prêmios para casa.

Nos dois primeiros dias do evento, as condições foram bem diferentes daquilo que os velejadores estão acostumados a encontrar na região. Havia uma chuva fina e o vento estava bastante fraco, permitindo que apenas uma regata fosse realizada para as classes Laser Radial, Laser Standard, Laser 4.7, Snipe e Dingue. Tanto na quinta-feira, quanto na sexta, os Optimists e os 420 conseguiram fazer duas regatas. Na sexta-feira não houve condições técnicas para que 49er e 49erFX tivessem regatas.

No sábado, último dia de competições, o tempo mudou, o sol apareceu e o vento entrou com força, chegando a quase 20 nós com muitas ondas. Como havia regatas em atraso, a Comissão de Regatas das classes Laser Radial Laser Standard, Laser 4.7, Snipe, Dingue e 420 realizou três provas e assim cada barco pôde descartar o pior resultado da série.

"Foram três dias com condições bastante adversas que exigiram bastante dos velejadores. Búzios é um excelente lugar para velejar, com água limpa, onde sempre sou recebida de braços abertos, tanto é que vou passar a semana treinando por aqui para disputar o estadual de Laser Radial na semana que vem", disse Fernanda Decnop, titular da Equipe Brasileira de Vela na classe Laser Radial e velejadora da equipe da Marinha do Brasil.

Redação Bombarco
Fonte: Velassessoria
Foto: Gonzalo Arselli