Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Catamarãs: estabilidade e conforto de casa para cruzar oceanos

Notícias

Catamarãs: estabilidade e conforto de casa para cruzar oceanos

13/06/2017
Compartilhar

No universo das embarcações, os monocascos são muito mais conhecidos e também produzidos. Mas os catamarãs também são ótimas opções, com inúmeras vantagens que fazem valer a pena colocá-los na lista de desejos.

 


Antes de listar seus pontos positivos, vamos relembrar que os cataramãs são aquelas embarcações com dois cascos separados. Existem diversas opções no mercado, de diferentes estaleiros, tamanhos e preços.

 


Mas afinal, o que essas embarcações podem oferecer?

 


Estabilidade

Sua principal vantagem é a estabilidade. Mesmo comparado a monocascos com as mesmas dimensões, a estabilidade lateral – pelo apoio em dois cascos – é maior. Isso facilita, por exemplo, a navegação em mar picado, com ondas curtas e não muito altas. Isso é bem comum na costa brasileira e, nesse caso, os catamarãs tiram de letra com o amortecimento do choque contra as ondas.

 


Conforto e espaço

Um catamarã é uma embarcação para passeio, mas também bastante atrativo para os que procuram morar em um barco. Isso porque ele é bastante espaçoso e confortável. Tem ambientes separados pelo casco, o que confere privacidade, e, novamente, é bastante estável, facilitando as refeições e atividades.

 


Conversamos com a Denise Principe, da Aguz Yachts, que confirmou esses atributos no catamarã Aguz CAT 60. “O Aguz CAT60 é uma mansão no mar com aproximadamente 270m2 de área útil. Seu comprimento total é de 18,3m, e sua boca máxima de 7,8m, medidas bastante adequadas para diversas marinas brasileiras”, conta, acrescentando que o modelo, nas versões motor ou vela, vem completo e preparado para grandes percursos, já que possui amplas salas, cozinha completa e entre as maiores existentes, além de uma enorme despensa, lavanderia, garagem para a guarda de bicicletas, SUPs e outros equipamentos do tipo. 

 

 

Navegabilidade

Um catamarã vela tem dois motores, um em cada casco, o que dá ao barco uma melhor manobrabilidade e poder de navegar contra o vento e onda. Além disso, um catamarã pode ser 20% mais rápido que o monocasco, por não carregar uma quilha pesada. Outra vantagem é que, com ele, se pode chegar até a areia e acampar na praia.

 


Para completar, com ele se pode ir longe. O Aguz CAT 60, por exemplo, está sendo construído para navegação transoceânica, ou seja, categoria A pela CE, tanto na versão vela como motor. Pouquíssimos barcos no Brasil ostentam a categoria A, mesmo os muito grandes. Esta classificação pressupõe centenas de itens de segurança que devem ser observados para que o barco seja aceito, o que é uma vantagem grande para os compradores.

 


Preço

Os valores oscilam bastante, dependendo do modelo buscado, mas eles costumam ter valores atrativos no mercado náutico. No caso do Aguz CAT 60, seu custo benefício é bastante notável. Em versões completas, para proporcionar total conforto e segurança, o custo da sua aquisição fica mais baixo que o de uma lancha de qualidade do tipo flybridge com 45 pés, o que chama bastante atenção.

 


Por fim, essa categoria de embarcação é ideal para quem quer desbravar mares e viver novas aventuras, sem abrir mão do conforto. Para curtir com a família ou amigos, os catamarãs ganham cada vez mais espaço por sua quantidade de vantagens.

 


Preparado para colocar o seu catamarã no mar?

Para mais informações sobre o Aguz Cat 60 acesse: http://aguz.com.br/yachts/barcos_aguz/aguz-cat60-motor-yacht/

 


Redação: Bombarco

Imagem: Aguz Marine