Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios agora é gratuito

Notícias

Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios agora é gratuito

19/07/2012
Compartilhar

O passeio ao Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios, localizado na rua das Pedras, agora é gratuito. Desde julho é possível conhecer toda a beleza do fundo mar através de projeções de vídeos em alta definição e telas interativas com informações e jogos sem pagar entrada.

A gratuidade, que antes era restrita a escolas públicas e moradores do município, está estendida a todos os visitantes. “A reformulação da parceria firmada com a prefeitura local viabiliza a visitação de mais turistas”, afirma o coordenador do Projeto Coral Vivo, o biólogo marinho Clovis Castro.

O espaço idealizado, realizado e gerido pelo Projeto Coral Vivo, conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, e parceria com a prefeitura de Búzios. Trata-se do mais moderno centro de visitantes de parque marinho de que se têm notícia. O intuito é levar experiências de encantamento para conscientizar o público sobre a importância da preservação do parque natural, que fica no fundo do mar e inclui os núcleos Bardot, Tartaruga e João Fernandes.

Tecnologia permite mergulho em terra firme

Com conteúdo disponível em português, inglês e espanhol, o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios conta com alta tecnologia para proporcionar a sensação de imersão aos visitantes. É um mergulho, só que em terra firme. O projeto cenográfico, multimídia e interativo para a exposição foi criado pela produtora carioca SuperUber, especializada em unir arte, design e inovação tecnológica.

As paredes da histórica casa da Colônia de Pescadores Z-23 são ocupadas por projeções de vídeos em alta definição com peixes, corais, algas, entre outros que habitam o mar de Búzios. Essas imagens formam um grande mosaico, com fragmentos inspirados no formato de pólipos de corais. O público é convidado a desvendar o mar, livremente. Com simples toques, é possível mudar toda a projeção do lugar. Além disso, há quatro telas interativas, que levam informações e jogos com temas como conservação, educação ambiental, pesquisa, oceanografia e ambientes marinhos.

A ideia do Projeto Coral Vivo é que o visitante se sinta envolvido, como admirador e participante ativo da exposição e, assim, se perceba parte desse ecossistema. Um pequeno museu com peças físicas fica disponível já na entrada. Do lado de fora, chama a atenção o aquário com espécies vivas da região, tratadas pelos experientes biólogos marinhos do Coral Vivo. A renda da lojinha, com roupas e objetos exclusivos, é destinada a ações ambientais e de pesquisa desse projeto sem fins lucrativos.

Serviço: Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios
Endereço: Ruas das Pedras, 141, Búzios (RJ).

Inaugurado em: 8 de dezembro de 2011.

Horário de funcionamento: Entre março e novembro, funciona de quinta a domingo e também nos feriados das 17h até meia-noite. Fechado no último domingo de cada mês (exceto nos casos de feriado junto ao fim de semana). De dezembro a fevereiro, abre diariamente das 15h até meia-noite.

Ingresso: Gratuito para todos, desde julho de 2012.
Faixa etária: Livre.

Lojinha: Venda de produtos exclusivos do Projeto Coral Vivo: jogos americanos, ribanas, porta-copos, lápis, canetas, vídeos, camisetas, entre outros. Renda revertida para ações do projeto de conservação marinha, sem fins lucrativos. Forma de pagamento: Dinheiro. Cartões: Visa, Master, American Express.

Mais informações: (22) 2623-2574 / contato@coralvivo.org.br / www.coralvivo.org.br / www.facebook/coralvivo / www.twitter.com/Coral_Vivo


Fonte: Projeto Coral Vivo
Foto: Divulgação