Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Clínica de segurança para Stand up Paddle orienta praticantes em Mairiporã (SP)

Notícias

Clínica de segurança para Stand up Paddle orienta praticantes em Mairiporã (SP)

05/02/2014
Compartilhar

No último sábado, 1º de fevereiro, foi realizada a primeira Clínica de Segurança para a Prática de Stand up Paddle, no Refúgio Cheiro de Mato Ecoresort, em Mairiporã (SP). O evento foi organizado pela equipe SUP Refúgio Cheiro de Mato e contou com o especialista Ricardo Machion e o instrutor da modalidade Ricardo Kaizer.

Machion, que tem 26 anos de experiência em esportes náuticos, explica que o volume de adeptos do esporte cresceu e, com isso, “é cada vez mais comum nos depararmos, principalmente além da linha de arrebentação, com pessoas remando em seus Stand up Paddles”. E isso cria uma preocupação, já que muitas pessoas aprendem o SUP em águas calmas e acreditam dominar bem o esporte, quando, no mar, “as condições e técnicas são completamente diferentes”.

A primeira clínica, com o objetivo de transmitir as técnicas que serão utilizadas quando o praticante sai do ambiente seguro, contou com pouco mais de 20 participantes e abordou os temas:

- Remando em águas abrigadas e águas abertas;
- Entendendo os vários tipos de pranchas e suas utilizações;
- Remando com a presença de embarcações;
- Seu corpo é a vela da prancha;
- Remada planejada, entendendo as influências climáticas;
- Equipamentos para travessias de longa distância;
- Entenda o que é o downwind;
- Dicas dos principais instrumentos de segurança para remadas em mar aberto;
- Manobras de retorno em condições extremas;
- Estrutura de gestão de segurança dos remadores nos eventos;

Machion passou dicas aos remadores, entre elas como remar na área de navegação de embarcações (lanchas, veleiros e jet skis).  

“Na clínica abordamos os procedimento em áreas de navegação como entender uma sinalização de boias encarnadas e verdes, luzes de navegação, como se posicionar na remada quando uma embarcação de grande porte forma uma série de ondas ou. até mesmo. no caso de ficar a deriva. como utilizar uma corrente para uma rota de saída da água,” explica o especialista, que é longboarder, Mestre-Amador e velejador de Classe Oceânica.

Além disso, Machion falou da estrutura de segurança nos eventos de Stand Up Paddle, que reúnem de profissionais a amadores do esporte.

“Em geral toda a raia é sinalizada com boias, sempre que alcançada uma, a seguinte estará no visual do remador, mas muitas vezes por conta de ventos fortes e correntezas é seguro tem um barco madrinha, que guiará os remadores. Isso é importante, pois muitos remadores, no meio do volume de outros remadores, simplesmente seguem o remador da frente e, no caso de um erro de visualização, por qualquer motivo, o pelotão inteiro sai da rota, podendo causar sérios problemas, inclusive de exaustão,” ressalta.

Ricardo Machion explica ainda, que normalmente duas embarcações rápidas que acompanham o grupo de remadores, para garantir a segurança de todos. Além dessas, existem as embarcações de cinturão que ficam nas laterais do grupo. Se alguém passa mal, entre os barcos rápidos, é atendido pelos barcos de cinturão.

Por fim, um barco acompanha o último remador e, consequentemente, resgata os atletas que ficaram para trás das embarcações de segurança.

Interessados em aprender Stand Up Paddle? A Marina Porto Ilhabela tem o Paddle Club Ilhabela. Contato: (12) 9 9139-1555.

Leia mais sobre SUP:
Stand Up Paddle: As vantagens de levar uma prancha de SUP com você no barco

Stand Up Paddle: o novo esporte do verão

Andrea Moller: a atleta de Stand up Paddle do Brasil radicada no Hawai


Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico.

Redação Bombarco
Fonte: Ricardo Machion e Bendita Ideia
Fotos: Michele Barcena