Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa de Estreantes de Optimist revela talentos da vela nacional

Notícias

Copa de Estreantes de Optimist revela talentos da vela nacional

17/01/2013
Compartilhar
A abertura do Campeonato Brasileiro de Optimist, realizada na quarta-feira, 16 de janeiro, foi marcada pela final da Copa de Estreantes de Optimist, onde competiram 50 jovens entre 7 e 15 anos, que estão velejando a menos de um ano. O campeão deste ano foi João Victor Barini Ramos, do Clube Naval Piraquê, do Rio de Janeiro, seguido por Daniela Luz, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que ficou o título na categoria feminina. Com sonho de repetir um dia o sucesso de Torben Grael e Robert Scheidt nas raias mundiais, o fluminense de 12 anos quer aproveitar ao máximo a passagem pela categoria para aprender. "Tenho muito chão para percorrer na vela. Tenho quase dois anos de pratica e meu objetivo é melhorar sempre e ganhar muitas competições. No campeonato, mesmo não conhecendo a raia da Guarapiranga, consegui ver algumas semelhanças com a Lagoa Rodrigo de Freitas", disse João Victor. "Vou ficar mais um pouco na Optimist e depois migrar para a Laser," concluiu. A mãe de João Vitor, Fabiana Barini, apoia a decisão do filho de se tornar um velejador e elogia sua força de vontade e determinação. "Estou super feliz com essa conquista dele, pois conseguiu unir determinação e dedicação aos treinos. O João é apaixonado pela vela e é motivo de orgulho para a família. Ele vai longe, não tenho dúvidas", relatou. A segunda colocada Daniela Luz, de apenas 12 anos, acredita que poderia ter conquistado o título. "Tinha tudo até para ganhar. Não consegui aproveitar melhor os ventos e o João Vitor foi melhor. Minha meta é chegar sempre em primeiro, pois me cobro muito", contou a velejadora do Rio de Janeiro. "Espero competir mais vezes, principalmente fora do meu estado, para conhecer pessoas e lugares. Isso é o mais legal da vela," completou a jovem.

Mudanças climáticas e falta de vento

A garotada vivenciou durante a competição a mesma realidade enfrentada pelos atletas profissionais da vela. Mudanças climáticas como chuva e falta de vento deram o tom nos três dias na Represa do Guarapiranga. Na quarta-feira, 16, por exemplo, a conhecida bandeira vermelha e branca de ‘recon’ (retardamento das regatas) subiu duas vezes. Depois de uma espera de quase três horas, os velejadores foram para água mesmo com forte chuva e frio. "A mudança de tempo faz parte da essência da vela e a garotada teve uma experiência de luxo no campeonato. Essa oportunidade é única no país, já que reúne velejadores mirins menos experientes em uma competição de alto nível", explicou Marcos Biekarck, coordenador do evento no Yacht Club de Santo Amaro, onde aconteceu a competição. O evento com os estreantes contou com atletas de cinco estados. São Paulo e Rio de Janeiro lideraram a flotilha, seguidos por Rio Grande do Sul, Bahia e Brasília. "Além de competir, as crianças fazem amizades que duram pra vida toda. A vela tem muito desse espírito e a rivalidade no Optimist é muito pequena. Os meninos aprendem muito na água e quando estão no clube pedem informações aos mais experientes sobre as condições da raia", disse Túlio Cipriani, técnico dos garotos do Iate Clube de Brasília. A equipe conta com três mirins na Copa de Estreantes e seis no Brasileiro da categoria. O Brasileiro de Optimist de 2013 começa a ser disputado na sexta-feira, 18, e seguirá até o dia 25. Até o momento estão inscritos 130 velejadores de todo o Brasil. O campeonato também serve de eliminatória para o Sul-Americano da categoria, no final de março, em Porto Alegre. Os melhores defenderão o Brasil no evento continental. Outro foco da garotada é o Mundial, que será no meio do ano na Itália. "No Brasil, seguramente, a Optimist é a maior classe em número de competidores. O nível consequentemente é alto, ajudando a garotada nas outras categorias no futuro. O mais interessante é que os que saem da Optimist por causa da idade continuam colaborando, principalmente como treinadores", disse Pedro Paulo Petersen, presidente nacional da classe.

Resultados da Copa de Estreantes após cinco regatas e um descarte

1º - João Victor Barini Ramos (RJ) - 14 pontos perdidos (4+1+5+2+2+10) 2º - Daniela Luz (RJ) - 18 pp (3+6+4+8+4+1) 3º - Antonio Marcelino Godinho (SP) - 25 pp (6+3+1+12+3+15) 4º - Gabriel Gusmão de Almeida (BA) - 27 pp (12+2+10+1+8+6) 5º - Arthur Gusmão de Almeida (BA) - 29 pp (8+9+8+3+1+14) Redação Bombarco Fonte: ZDL