Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny começou neste final de semana em Ilhabela

Notícias

Copa Suzuki Jimny começou neste final de semana em Ilhabela

19/03/2012
Compartilhar

Teve início neste final de semana, dias 17 e 18, a primeira etapa da Copa Suzuki Jimny 2012/ Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, disputada na raia montada na Ponta das Canas, no município do litoral norte de São Paulo. A primeira parte da etapa inicial da Copa reuniu 47 barcos distribuídos em cinco diferentes classes.

Após dois dias de regatas, o Inaê Transbrasa, de Bayard Umbuzeiro Filho, é o líder da BRA-RGS A. O veleiro venceu duas das quatro regatas disputadas neste fim de semana. Em segundo aparece o Fram, de Felipe Aidar, que perdeu a primeira colocação após um protesto na manhã de domingo.

Na B, o Nomad, de Mauro Dottori, conseguiu três vitórias e um segundo lugar e está na ponta da divisão, seguido pelo Blue Too, de Domingos Carelli. O campeão do ano passado, o Palmares de José Romariz Filho, aparece em quarto após o fim dessa primeira parte da etapa, o que mostra o equilíbrio da classe.

Ainda na BRA-RGS, mas na divisão C, o Rainha (Leonardo Pacheco) e o Ariel (Luis Pimenta) estão praticamente empatados, com seis e sete pontos perdidos, respectivamente. Na Cruiser, o Hélios II – Hospital Sírio Libanês venceu as quatro regatas disputadas.

Nas disputas da ORC, apontada como a principal classe de rating de vela oceânica, a classe confirmou a consolidação na Copa durante o primeiro final de semana de disputas do campeonato.

As regatas com os “barcos grandes” contaram com a participação de veleiros como o Carioca, da S40, e Colin, da M24.5, medindo com os considerados favoritos Tomgape (ex-Touché), Asa Alumínio, Orson, Sextante e Tembó Guaçú (ex-Loyal). Com disputas equilibradas, o Tomgape, de Ernesto Breda, teve apenas quatro pontos perdidos em quatro regatas disputadas, e levou a melhor na classe com 100% de aproveitamento. Lembrando que nessa categoria nem sempre quem cruza a linha de chegada em primeiro, considerado o Fita Azul, é o vencedor. Há uma série de cálculos (rating) que são feitos que envolvem o tamanho do barco, área vélica e outros fatores que equalizam os veleiros de tamanhos diferentes para definir o vencedor.

Na classe HPE, o Bond Girl (Carlos Henrique Wanderley) teve um bom desempenho e assumiu a liderança após três vitórias.

A segunda parte da etapa inicial da Copa Suzuki Jimny continua nesse final de semana, 24 e 25 de março, em Ilhabela.

 

Veja fotos do evento em 2011:

 

Redação: Bombarco
Fonte: Local Comunicação e ZDL
Foto: Edu Grigaitis/Balaio