Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny decide campeões neste fim de semana

Notícias

Copa Suzuki Jimny decide campeões neste fim de semana

07/12/2013
Compartilhar

O fim de semana, 7 e 8 de dezembro, no Litoral Norte promete sol e vento entre 10 e 12 nós, condições ideais para as regatas decisivas da Copa Suzuki Jimny, o maior circuito de vela oceânica do Brasil, que está sendo disputado desde março. A flotilha de cerca de 40 barcos terá entre duas e três provas neste sábado, em que se comemora o Dia do Marinheiro. No domingo, mais duas ou três regatas definirão os campeões da temporada, com nova premiação aos vencedores no fim da tarde.

No fim de semana passado, 2 e 3 de dezembro, foi disputada a tradicional Volta à Ilha - Sir Peter Blake para os barcos maiores. Os menores não conseguiram largar por falta de vento. Desta vez, a garantia de boas condições climáticas antecipa disputas acirradas em várias classes. Na ORC A, a briga está entre o veleiro Tangaroa, comandado por James Bellini, e o veleiro Lexus/Chroma, de Luiz de Crescenzo, separados por apenas sete pontos. Na ORC B, a situação do veleiro Sextante, de Thomaz Shaw, é bem mais confortável. Ele tem 14 pontos a menos do que o veleiro Colin, de Sebastian Menendez, mesma vantagem que o veleiro Loyal (Marcelo Massa) leva sobre o Barracuda (Humberto Diniz), na classe C30, uma das que mais cresce no Brasil.

Na HPE, cinco veleiros lutam pelo título. O favorito é o Relaxa Next/Caixa (Roberto Mangabeira), que soma 33 pontos perdidos, mas é perseguido pelo Ginga (Bruno Chvaicer), com 41, SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti), 50, Fit to Fly (Eduardo Mangabeira), 51, e Jimny/Bond Girl (Rique Wanderley), 52.

A classe RGS reúne o maior número de veleiros. A divisão A tem, praticamente, um campeão definido: o Jazz, de Valéria Ravani, tem 16 pontos contra 35 do Urca/Bl3, de Pedro Rodrigues. Na B, Asbar II (Sérgio Klepacz) e Suduca (Marcelo Claro) estão muito próximos, 14,5 a 19. Na C, o Rainha (Leonardo Pacheco) é o virtual campeão e na divisão Cruiser o Boccalupo (Cláudio Meragno) só pode ser alcançado pelo Coccon (Luiz Caggiano).

"Pelos resultados do ano, as regatas decisivas prometem muita emoção neste final de semana. A Copa Suzuki Jimny chega ao final confirmando a condição de circuito mais importante do Brasil, em sua 13ª edição. O Yacht Club de Ilhabela sente-se honrado em propiciar esta disputa a alguns dos principais velejadores brasileiros. Vamos agora aproveitar o sábado também fora da água com a festa de confraternização", lembra Carlos Eduardo Souza e Silva, o "Kalu", diretor de vela do Yacht Clube de Ilhabela e comandante do Orson/Mapfre, terceiro colocado na ORC A.

Durante a festa do sábado, será sorteado um kit Suzuki Adventure contendo mochila, squeeze, chaveiro, ecobag e capa de neoprene para Ipad. Outro kit será entregue ao ‘driver owner’, o melhor comandante da classe HPE na temporada de 2013.

Resultados acumulados após 3 etapas e a regata Volta à Ilha, abertura da 4ª etapa

ORC A
1º - Tangaroa (James Bellini) - 12 pontos perdidos
2º - Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) - 19 pp
3º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 29 pp

ORC B
1º - Sextante (Thomaz Shaw) - 11 pp
2º - Colin (Sebastian Menendez) - 25 pp
3º - Zeppa (Diego Zaragoza) - 26 pp

C30
1º - Loyal (Marcelo Massa) - 15 pp
2º - Barracuda (Humberto Diniz) - 29 pp
3º - Caballo Loco (Mauro Dottori) - 40 pp

HPE
1º - Relaxa Next/Caixa (Roberto Mangabeira) - 33 pp
2º - Ginga (Breno Chvaicer) - 41 pp
3º - SER Glass (Marcelo Bellotti) - 50 pp
4º - Fit to Fly (Eduardo Mangabeira) - 51 pp
5º - Jimny/Bond Girl (Rique Wanderley) - 52 pp

RGS A
1º - Jazz (Valéria Ravani) - 16 pp
2º - Urca/BL3 (Pedro Rodrigues) - 35pp
3º - Maria Preta (Alberto Barreti) - 37 pp

RGS B
1º - Asbar II (Sergio Klepacz) - 14,5 pp
2º - Suduca (Marcelo Claro) - 19 pp
3º - Kanibal (Martin Bonato) - 24,5 pp

RGS C
1º - Rainha (Leonardo Pacheco) - 11 pp
2º - Ariel (Andreas Kugler) - 20 pp

RGS Cruiser
1º - Boccalupo (Claudio Melaragno) - 14 pp
2º - Cocoon (Luiz Caggiano) - 21 pp
3º - Brazuca (José Rubens Bueno) - 33 pp

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: