Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny: Etapa final da agita velejadores no mar e na terra

Notícias

Copa Suzuki Jimny: Etapa final da agita velejadores no mar e na terra

27/11/2013
Compartilhar

Os dois finais de semana da quarta e última etapa da Copa Suzuki Jimny, uma das principais competições da vela oceânica do Brasil, serão repletos de atividades e emoções para as tripulações que pretendem fechar a temporada com o título, o pódio, um belo resultado ou simplesmente velejar e confraternizar com os amigos no Yacht Club de Ilhabela (YCI) nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, e 7 e 8 de dezembro.

A maior atração é também a maior regata do campeonato em distância e a mais esperada do ano, a ‘Volta à Ilha - Sir Peter Blake’, em homenagem ao lendário velejador neozelandês. O contorno à ilha é ao mesmo tempo desafiador e encantador. "A paisagem da face leste, pouco explorada, é maravilhosa. Por outro lado é um desafio superar a Ponta do Boi, ao sul. Seja pelo excesso ou pela falta de vento", considera o diretor da Comissão de Regatas, Cuca Sodré.

A Volta à Ilha é uma regata tão peculiar, que oferece duas opções de percurso. O mais tradicional, no sentido horário, com de 38 milhas náuticas (de 70 km), adotado se o vento estiver na direção leste, ou no sentido anti-horário, caso o vento sopre de leste ou sudoeste. Nesta última alternativa, o percurso ganha mais quatro milhas, com largada em frente ao YCI, na direção sul, e chegada na Ponta das Canas. A previsão é de que os primeiros colocados concluam a prova a partir das 20h, dependendo da intensidade do vento.

A classe HPE 25 e os barcos com menos de 30 pés devem correr uma regata barla-sota (percurso entre duas boias) no Canal de São Sebastião, com largada prevista para 13h. Por medida de segurança, não contornam Ilhabela. A flotilha que parte para a Volta à Ilha larga uma hora antes, ao meio-dia e contará com o apoio de uma embarcação pronta a prestar auxílio às tripulações, caso necessário. Em 2012, o Fita Azul da regata "Volta à Ilha - Sir Peter Blake", válida pela 12ª edição da Copa Suzuki Jimny, foi o veleiro Lexus/Chroma, de Santos, com o tempo de 9h51m05, seguido pelo Loyal, com o Montecristo em terceiro lugar no tempo real.

Festa no Yacht Club

No sábado do segundo e decisivo final de semana (7 e 8/12), o Yacht Club de Ilhabela vai oferecer um jantar aos tripulantes, animado pela banda Tom Cats, habituada ao gosto musical dos velejadores e especializada em rock clássico. Durante a festa, será sorteado um kit Suzuki Adventure contendo mochila, squeeze, chaveiro, ecobag e capa de neoprene para Ipad. Outro kit será entregue ao driver owner, melhor comandante da classe HPE na temporada de 2013.

Inscrições

O Yacht Club de Ilhabela deverá receber novamente mais de 40 tripulações. As inscrições serão feitas nos dias 29 (das 18h às 21h) e 30 de novembro (das 8h às 11h), na secretaria do evento no YCI, ao valor de R$ 80,00 por tripulante. Os velejadores mirins estão isentos de taxa.

Pontuação acumulada após três etapas (considerando-se os descartes)

ORC
1º - Tangaroa (James Bellini) - 11 pontos perdidos
2º - Lexus/Chroma (Luiz de Crescenzo) - 17 pp
3º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo S. Silva) - 27 pp

C30
1º - Loyal (Marcelo Massa) - 14 pp
2º - Barracuda (Humberto Diniz) - 27 pp
3º - Caballo Loco (Mauro Dottori) - 39 pp

HPE
1º - Relaxa Next/Caixa (Tomas Mangabeira) - 33 pp
2º - Ginga (Breno Chvaicer) - 41 pp
3º - SER Glass (Marcelo Bellotti) - 50 pp

RGS A
1º - Jazz (Valéria Ravani) - 14 pp
2º - Urca/BL3 (Pedro Rodrigues) - 31pp
3º - Maria Preta (Alberto Barreti) - 34 pp

RGS B
1º - Asbar II (Sergio Klepacz) - 12,5 pp
2º - Suduca (Marcelo Claro) - 18 pp
3º - Kanibal (Martin Bonato) - 22,5 pp

RGS C
1º - Rainha (Leonardo Pacheco) - 11 pp
2º - Ariel (Andreas Kugler) - 20 pp

RGS Cruiser
1º - Boccalupo (Claudio Melaragno) - 12 pp
2º - Cocoon (Luiz Caggiano) - 19 pp
3º - Brazuca (José Rubens Bueno) - 28 pp

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Cristina Gallo/Suzuki