Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny: Etapa final do circuito começou com regatas longas e curtas

Notícias

Copa Suzuki Jimny: Etapa final do circuito começou com regatas longas e curtas

27/11/2012
Compartilhar

No sábado, 24 de novembro, começou a última etapa da Copa Suzuki Jimny, em Ilhabela. A organização fez dois tipos de prova durante o fim de semana: longa de percurso no sábado (24) e curta, entre boias, no domingo (25). O teste de fôlego começou cedo com Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake 2012. Para algumas equipes, o percurso de 50 milhas náuticas (92 quilômetros) durou mais de 12 horas. No dia seguinte, as tripulações voltaram a correr no estilo barla-sota.

"Os barcos têm performance e cada vez estão mais equipados e preparados para as regatas. Mas vale destacar o esforço das tripulações. Todas muito bem treinadas e adaptadas às mais diferentes condições de prova. Neste fim de semana, muitos tiveram uma rotina de velejador de longas travessias, ou seja, dormindo tarde, acordando cedo, preparando o veleiro e consultando meteorologia a todo momento. Tudo em busca do resultado", comentou Cuca Sodré, chefe da Comissão de Regatas da Copa.

Com ventos na direção sul e variação de 12 a 14 nós de velocidade, a classe HPE disputou duas regatas no domingo, enquanto as demais fizeram apenas uma. Algumas equipes como TNT Loyal (Marcelo Massa), da classe C30 e que mediu também na ORC, e o HPE Relaxa Next Caixa (Roberto Mangabeira) conseguiram sair invictos do fim de semana.

Na classe RGS, o melhor aproveitamento na subdivisão A foi do Fram (Felipe Aidar) com um segundo e um terceiro lugares. Na B, o Nomad (Mauro Dotori) venceu a do sábado e ficou em terceiro no domingo, e na C, o YDPY (Marco Aleixo) teve 100% de aproveitamento. Na Cruiser, o destaque foi o Pirajá (José Rubens Bueno), com dois segundos lugares.

O evento, um dos mais fortes tecnicamente da América Latina, definirá os campeões no fim de semana dos dias 1º e 2 de dezembro, no Yacht Club de Ilhabela.

Marcelo Bellotti

O início da quarta etapa da Copa Suzuki Jimny também foi marcado pela volta de Marcelo Bellotti, que passou recentemente por uma cirurgia no joelho, ao comando do SER Glass Eternity. "Ontem disputei minhas primeiras regatas de barla-sota depois de três meses de afastamento por causa da cirurgia no joelho. O vento fraco é melhor para mim, neste momento, porque ainda não estou 100%", explicou o velejador.

Volta a Ilhabela

Com pouco vento na noite de sábado, 24, no litoral norte paulista, os três barcos que se aproximavam da linha de chegada tiveram de buscar alternativas para não ficar boiando, faltando poucas milhas para o final da Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake. Melhor para a equipe do Chroma (Gustavo Crescenzo) que completou o percurso de 50 milhas náuticas (92 quilômetros) em 9h11min05. Na sequência dois barcos cruzaram praticamente juntos, 17 minutos depois: o TNT Loyal (Marcelo Massa) garantiu o segundo lugar sobre o Montecristo SER Glass (Julio Cechetto) por apenas 4 segundos.

 

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: Aline Bassi/Balaio